sábado, 29 de agosto de 2015

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 10 – 06 de setembro de 2015 “O milagre da liberdade de Pedro”



COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Lição 10 – 06 de setembro de 2015 “O milagre da liberdade de Pedro” 

Professor, 

A aula de hoje fala sobre aprisionamento e liberdade. Perseguição e Fé. Injustiça e Esperança. Ódio e Amor. Fala sobre a tirania de um rei e a unidade cristã da Igreja Primitiva, mas especialmente da história de um grande homem de Deus, que tinha experimentado fortes emoções na sua caminha cristã, que viveu um período de altos e baixos, mas cheio do Espírito Santo, voltou-se para Deus e Sua obra de maneira extraordinária.

Você pode começar a lição do hoje mostrando o vídeo abaixo do noticiário sobre a perseguição a um Pastor Iraniano e, também,  contando a história da vida de Pedro e o relato da grande mudança de seu caráter e sua total convicção em Jesus Cristo. 


Boa Aula!



Introdução 

A Bíblia diz que Pedro nasceu na região de Betsaida, uma região que fica as margens do mar da Galiléia, filho de João e irmão de André, ele era casado e estabeleceu sua residência em Cafarnaum, também quartel general do ministério de Jesus Cristo.


A Bíblia também diz que Pedro era um empresário de pesca, sócio de Zebedeu pai de Tiago e João, foi seu irmão André que o levou a Cristo, uma vez que, André era discípulo de João Batista.

Certa ocasião Jesus vinha e João Batista disse para seus discípulos apontando pra Jesus "Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo..."  e então alguns dos discípulos de João seguem a Jesus e entre eles estava André, irmão de Pedro, tendo André encontrando Cristo, logo apresentou Pedro a Jesus, dizendo achamos o Messias e Pedro torna-se um seguidor de Jesus.

A primeira cena que marcou Pedro com Jesus  está em Lucas 5 quando Jesus está as margens do mar da Galileia, a multidão se ajunta, havia dois barcos ancorados na praia e Jesus diz para Pedro - "Afasta o barco da praia.." Jesus se dirige a multidão, termina seu discurso, diz agora pra Pedro:


"Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. Lc 5.4,5


E quando ele lança a rede, os peixes começam a pular e foi tamanha a pesca que foi necessário chamar o outro barco que estava ancorado para ajudar. E Pedro percebe que aquela pesca era uma pesca miraculosa. Ele percebe que não está diante de alguém comum, ele larga as redes, corre ao encontro de Jesus, prostra-se diante de Jesus e diz:


Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Lc 5.8


E Jesus diz a Pedro: "Não temas; de agora em diante serás pescador de homens." Lc 5.10

  • Pedro passa a caminhar com Jesus.
  • Jesus dentre os seus discípulos escolhe 12 homens e o primeiro deles é Pedro.
  • Pedro se torna um dos maiores líderes do Cristianismo, tanto antes da sua queda quando nega a Jesus, como depois da sua restauração. 
  • Pedro começa a caminhar com Jesus, ver os milagres de Jesus, aprender os ensinamentos de Jesus. E é sobre este extraordinário homem que vamos estudar.

1. A PERSEGUIÇÃO E A PRISÃO DE PEDRO 


1.1 Herodes, o perseguidor 

O livro de Atos mostra a saga da Igreja de Cristo caminhando no poder do Espírito Santo
  • Rompendo barreiras
  • Avançando contra as portas do inferno
  • Sendo instrumento de Deus para a proclamação das boas novas da salvação. 
No capítulo 12 de Atos, encontramos Herodes passando ao fio da espada o apóstolo Tiago e encerrando na prisão o apóstolo Pedro. A cidade de Jerusalém estava agitada. A oposição à igreja cristã crescia vertiginosamente. Pedro foi entregue a uma escolta de dezesseis soldados e sua morte parecia inevitável. 

Travava-se então de uma ferrenha batalha. De um lado, o Estado; de outro, a Igreja. Era o poder político contra o poder religioso, o poder das armas contra o da oração, o poder da arrogância contra o da fé, o poder temporal contra o eterno. À esquerda ouvia-se a ingênua gritaria dos rebeldes: “Façamos em pedaços as suas correntes, lancemos de nós as suas algemas”. À direita, ouvia-se o riso do Todo-poderoso: “Do seu trono nos céus o Senhor põe-se a rir e caçoar deles” (Sl 2.3-4).


QUEM ERA HERODES AGRIPA I?

Herodes Agripa I foi rei da Judeia de 41 até 44 d.C. Era neto de Herodes, o Grande, por seu filho Aristóbulo e sua mãe se chamava Berecine. 
  • Ele nasceu Marcus Julius Agripa, assim chamado em homenagem ao estadista romano Marco Vipsânio Agripa.
  • Ele foi chamado o rei Herodes nos Atos dos Apóstolos, na Bíblia, "Herodes (Agripa)" (Ἡρώδης Ἀγρίππας). 
  • Ele era, de acordo com o historiador judeu Flávio Josefo, conhecido em seu tempo como "Agripa, o Grande".
Ele foi feito tetrarca das províncias que haviam sido governadas por Lisânias (Lisânias -  foi o filho e sucessor de Ptolemeu, filho de Meneus, tirano Cálcis de Celessíria), e eventualmente terminou governando todos os domínios que haviam sido sujeitos ao seu avô Herodes, governando como rei. 
Durante um festival em honra ao imperador Cláudio, ele apareceu vestido de forma magnífica, e foi louvado pela multidão como um deus. 

MORTE DE HERODES AGRIPA 1
"E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. 
E a palavra de Deus crescia e se multiplicava." AT 12.21-24


Herodes Agripa veio a morrer da mesma doença que havia afetado seu avô, Herodes. Ele reinou quatro anos como tetrarca, três anos como rei de toda a Palestina, e morreu aos 54 anos de idade. Após sua morte, a Palestina foi incorporada à prefeitura de Samaria. fazendo parte do Império Romano.

1.2 Dormindo na prisão 

Deus está no controle da situação mesmo quando nós perdemos esse controle. Tiago estava morto, Pedro estava preso e a igreja estava acuada. Herodes parecia um inimigo irresistível. A situação ameaçava irremediavelmente a igreja. 
O inimigo parecia estar no controle da situação para neutralizar e até mesmo destruir a igreja em seu nascedouro. Mas, como o próprio Pedro escreveu mais tarde:

 “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos” (1Pe 3.12) e no tempo certo, da maneira certa, o braço do Onipotente prevalece sobre a fúria do inimigo, libertando o seu povo. 


Deus ainda vê nossas tribulações.

  • Ele vê nossos vales sombrios, nossas noites escuras, nossas lágrimas grossas, nosso choro doído, nossos temores profundos. 
  • Ele é o Deus presente, que jamais desampara aqueles que nele esperam.
COMO ERA A PRISÃO
O Sistema Jurídico dos Judeus
É necessário lembrar que o povo judeu era regido por três sistemas legais: 


  1. O Talmude – série de feitos e ensinamentos passados oralmente de pai para filho -; 
  2. A Torah ou Pentateuco – primeiro cinco livros da Bíblia Sagrada: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio 
  3. As Misnahs – espécies de súmulas editadas pelo Sinédrio, a Suprema Corte do Povo Judeu.
Agripa se  empenhou  ativamente  para  obter  a  lealdade de  seus  súditos  judeus,  e  chegou  a  resistir  ao plano  louco  do  imperador  Calígula  de  colocar uma estátua idólatra de  si  mesmo  no Templo  de Jerusalém.

A Mishná, que inclui textos rabínicos desse  período,  fala  favoravelmente  de  Agripa,  e relata  um  incidente  no  qual  o  povo  gritou  com entusiasmo:  “És  nosso  irmão!”
Quando  Herodes percebeu que a perseguição  de cristãos aumentaria a sua popularidade, executou Tiago,  o irmão de João,  e prendeu Pedro. Agripa pretendia julgar  e  executar  Pedro  logo  depois  da Páscoa,  quando  esse ato teria o  máximo  impacto sobre  as  grandes  multidões  de  peregrinos judeus reunidos para as festividades.
Provavelmente, Pedro estava preso na Torre Antônia, que ficava situada ao norte do Templo. Ele estava acorrentado a dois soldados, da forma costumeira, e duas sentinelas guardavam a porta da cela.
Fortaleza Antônia era uma praça-forte construída por Herodes, o Grande (avô de Herodes, Agripa I), em Jerusalém,  na extremidade oriental da muralha da cidade, ligada ao Templo por uma galeria, e cujo nome homenageava o triúnviro romano, Marco Antonio, protetor de Herodes.
O historiador Flávio Josefo descreveu o forte como "uma torre com quatro torres em cada canto", ligado ao templo por duas colunas com um espaço estreito entre elas. As medições dadas por Josefo sugerem uma separação de 200 metros entre os dois complexos. 

MAQUETE DA FORTALEZA DE ANTONIA - ATUALMENTE NO MUSEU DE ISRAEL
http://www.imj.org.il/en/


Enquanto Pedro, preso com duas correntes e entre dois soldados, passava a noite dormindo, muitos cristãos estavam acordados orando fervorosamente em favor dele. Ele estava tranquilo e a igreja agitada, lançando mão de um recurso posto à disposição de qualquer cristão, em qualquer situação, lugar e tempo.


1.3 A morte de Tiago e a prisão de Pedro 

Lucas  não  explica  por  que  Tiago  foi escolhido  em  primeiro  lugar  para  ser executado  por  Agripa.  Ele  passa  apressadamente por cima deste incidente, mas detêm-se em minúcias a respeito da  prisão  e  fuga  de  Pedro. 

2. A ORAÇÃO QUE PRODUZ O SOBRENATURAL 


2.1 A oração e sua eficácia 

Herodes Agripa I foi derrotado pela oração, pois, na véspera do dia em que Pedro deveria ser morto, na calada da noite, um anjo entrou no cárcere e colocou o apóstolo na rua. 


Enquanto Pedro  estava  confinado  ao cárcere,  a  igreja  orava  insistentemente por ele.  Provavelmente,  eles estavam sabendo  que,  logo  que  a  Festa  da  Páscoa terminasse, Herodes pretendia matá-lo. 

A situação parecia insustentável. Mas havia oração da igreja em seu favor. 
  • Quando a igreja ora, os céus se movem. 
  • Quando a igreja ora, as estratégias do inimigo são desbaratadas. 
  • Quando a igreja ora as portas da prisão são abertas e os servos de Deus são libertos. 
Ninguém detém os passos de uma igreja que ora. Nenhum poder na terra pode prevalecer sobre uma igreja que experimenta o poder de Deus através da oração.

2.2 Uma luz vinda dos céus 
SOBRE A ORAÇÃO
Em Efésios 6.10-20 enfatiza o poder da armadura de Deus, detalha as várias partes dessa armadura e culmina referindo-se à oração que deve acompanhá-la. 

Uma pessoa que esteja em Cristo, precisa estar relacionada com Cristo
A oração é para todas as épocas ("em todo tempo)
A oração é perseverante
A oração é intercessória

A oração nos dá direção, gera arrependimento, mantém meu compromisso com Deus, a oração é fundamental para permanecermos firmes com Jesus.
2.3 O toque da liberdade 

PEDRO E SUA CONFIANÇA EM DEUS
  • A prisão é de segurança máxima. 
  • Pedro está preso com cadeias nas mãos. 
  • Doze homens fortemente armados garantem que não haverá fuga. 
  • Nenhum poder ordinário poderia reverter a situação. 
Então, Deus usa um meio extraordinário. Envia um anjo à prisão e este acorda Pedro, quebra suas cadeias e tira-o do cárcere

O portão de ferro, trancado com grossas correntes, é aberto automaticamente e Pedro se vê livre das mãos do inimigo, “porque os ouvidos de Deus estão abertos às súplicas do seu povo” (1Pe 3.12). 



3. PORTAS QUE SE ABREM 

3.1 Vem e segue-me 


PEDRO FOI MIRACULOSAMENTE LIBERTO

Sentindo que todas as esperanças de sua libertação estavam perdidas, ou, por outro lado, resignado calmamente e entregue aos cuidados providenciais de Deus, ele aceitara a situação e pegara no sono.
Lucas diz que um anjo do Senhor apareceu na cela e acordou Pedro, dizendo- lhe para levantar-se depressa. As cadeias que o prendiam cairam-lhe das mãos, e o anjo ordenou-lhe que se vestisse. Ele obedeceu à ordem e saiu com o anjo.
Através de todo o processo de libertação, Pedro estava entorpecido, como se estivesse sonhando sobre o que estava acontecendo. O anjo o fez passar a primeira e a segunda guardas, até a porta de ferro, que dá para a cidade. A porta abriu-se automaticamente, e eles passaram uma rua. A essa altura, o anjo o deixou.

3.2 Pedro está às portas 
A NOTÍCIA SURPREENDENTE E A RESPOSTA DA ORAÇÃO
Meio tonto, sem saber se era sonho ou realidade, Pedro se dirige à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde a igreja reunida intercedia por ele. 
  • A porta da casa estava trancada. 
  • Pedro esperava à porta. 
  • A empregada de Maria viu que era o apóstolo e “ficou tão feliz que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora” (At 12.14). 
  • Ele continuou a bater. 
  • Finalmente abriram a porta e Pedro entrou. 
3.3 Tudo é possível ao que crê 
NÃO ABRA MÃO DE SERVIR A JESUS
Não se abata naquilo que você está vivendo, não se entregue, pois o problema não é o deserto, o problema é quem esta nele. 


O problema não é o deserto na tua vida, o problema é seu posicionamento no deserto que você esta vivendo. A luta quer levar de nós o melhor que temos, pois hoje é o dia para você ise posicionar e mostrar para esta luta que você esta vivo, que você esta de pé e que você não irá abrir mão de servir a Jesus.

CONCLUSÃO 

Faça a conclusão com sua classe.

Fonte
Estudos Pessoais
Atos dos Apóstolos - Comentado versículo a versículo
http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/332/o-poderoso-herodes-agripa-i-e-derrotado-pela-oracao
https://josiasmoura.wordpress.com/2014/10/16/estudo-biblico-em-atos-12-para-o-culto-de-doutrina-tema-pedro-testemunha-um-grande-milagre/
http://hernandesdiaslopes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário