domingo, 5 de abril de 2020

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 1 - Salmos: Um guia devocional para o cristão - 5 de Abril 2020

O HINÁRIO DE ISRAEL

Livro de Salmos
150 Capítulos 
2.461 Versículos

1. TÍTULO, DIVISÃO, AUTORES

1.1 TÍTULO

HEBRAICO - O titulo hebraico antigo do livro era Tehillim, «cânticos de louvor». Esse título refletia o principal conteúdo dessa coletânea em geral. Mas vários outros vocábulos hebraicos introduzem salmos específicos.

GREGO - O titulo desse livro do Antigo Testamento vem do grego psalmós, que indica um cântico para ser cantado com o acompanhamento de algum instrumento de cordas, como a harpa. 

O verbo grego psallein significa «tanger». A Septuaginta diz Psalmoí como o titulo do livro. E é da Septuaginta que se deriva o titulo moderno do livro. 

Importante: Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria. Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego)

A Vulgata Latina diz, como titulo, Liber Psalmorum.

Importante: Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras. Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico e não da tradução grega conhecida como Septuaginta.