quinta-feira, 10 de setembro de 2015

EBD BETEL - CONTEÚDO - Lição 11 – 13 de setembro de 2015 “O milagre da ressurreição de Dorcas”

CONTEÚDO Lição 11 – 13 de setembro de 2015 “O milagre da ressurreição de Dorcas”

COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Prezados Irmãos, não tivemos comentários adicionais nesta lição, devido ao nosso curso de formação de professor de EBD. Agradecemos a compreensão. 

Texto Áureo 
“Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fi zera enquanto estava com elas” 

At 9.39 

Verdade Aplicada
Dorcas era tão útil e importante que seus irmãos de fé não puderam suportar a sua morte. Por isto, Deus permitiu o retorno à vida de Dorcas. 

Objetivos da Lição 

  • Aprender a importância do serviço cristão para a vida e para a eternidade; 
  • Ensinar que devemos ser servos dedicados assim como Dorcas foi; 
  • Desenvolver um estilo de vida marcado pela devoção a Deus. 


Textos de Referência 
At 9.36, 37, 40, 41 

Introdução 
A ajuda prestada a outros mostra que a Palavra de Deus está na vida do servo de Deus. O cuidado com as necessidades diárias das pessoas prepara o solo do coração delas para que a Palavra de Deus crie raízes. 

1. DORCAS, A NOTÁVEL DISCÍPULA 
Dorcas era fervorosa e abnegada. Para ela, tudo era fácil. Ela não contava o tempo, nem media esforços. Não barganhava com as pessoas, nem com Deus. O que ela tinha não era absolutamente dela e sentia um prazer tremendo em ajudar os outros, em deixar os outros felizes.

1.1 O reflexo da vida abundante 
1.2 Uma discípula de Jesus 
1.3 Um exemplo de vida 

2. DORCAS, O EXEMPLO DE FÉ E OBRAS
O cristão não pode viver uma vida de fachada. O cristão deve incluir em sua conduta de vida a oração, a Palavra de Deus, as boas obras e a fé. É preciso entender que o exercício da fé deve ser demonstrado com obras para ser genuíno (Tg 2.21, 22). A irmã Dorcas nos deixou essa excelente lição: uma vida de fé cheia de boas obras (Tt 2.14). 

2.1 A prática de boas ações 
2.2 O desafio da generosidade 
2.3 O progresso do Reino de Deus 

3. DORCAS, A MULHER RESSUSCITADA 
Através da ressuscitação de Dorcas, muitas vidas foram sacudidas de seu sono interior e se entregaram a Jesus. Aquele lugar de luto voltou a ser lugar de vida; um lugar de festa. Onde Deus está operando, torna-se um lugar bom para viver. Todos querem estar onde o poder de Deus é sentido. 

3.1 Morrer sem deixar saudades 
3.2 O despertamento da fé 
3.3 Compaixão, oração e fé 

CONCLUSÃO 
A Igreja adiou o sepultamento da amada discípula Dorcas na esperança da intervenção divina. O apóstolo Pedro havia pouco tempo antes curado o paralítico Enéas e os devotos cristãos esperavam que ele, através da oração e da fé, restituísse a vida de Dorcas na autoridade do nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário