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1. O QUE É METODOLOGIA DE ENSINO
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a
realização de algo”.
Método é o processo para se
atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o
campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos
lógicos e científicos. Inicialmente, a metodologia era descrita como parte
integrante da lógica que se focava nas diversas modalidades de pensamento e a
sua aplicação.
Posteriormente, a noção que a metodologia
era algo exclusivo do campo da lógica foi abandonada, uma vez que os métodos
podem ser aplicados a várias áreas do saber.
Cada área possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo
ensino-aprendizagem. Os principais métodos de ensino usados no Brasil são:
método Tradicional (ou Conteudista), o Construtivismo (de Piaget), o Sociointeracionismo (de Vygotsky) e o método Montessoriano (de Maria Montessori).
2. ESCOLAS BRASILEIRAS
Tradicional, construtivista, montessoriana ou waldorf?
Escolher uma metodologia de ensino requer optar por uma linha pedagógica que definirá a maneira pela qual o aluno será ensinado.
No Brasil, atualmente, existem diversas abordagens pedagógicas, mas, no entanto, muitas são parecidas em vários aspectos e é comum que apareçam de forma mesclada nas escolas.
Tradicional
É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas.
Construtivista
Nas instituições que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente. Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado.
Montessoriano
Na escola montessoriana, baseada na filosofia da pesquisadora italiana Maria Montessori (1870-1952), a criança deve buscar sua autoformação e construção e os adultos têm de ajudá-la nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de indivíduos criativos, independentes, confiantes e com iniciativa.
Nas instituições que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente. Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado.
Montessoriano
Na escola montessoriana, baseada na filosofia da pesquisadora italiana Maria Montessori (1870-1952), a criança deve buscar sua autoformação e construção e os adultos têm de ajudá-la nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de indivíduos criativos, independentes, confiantes e com iniciativa.
Waldorf
Na metodologia de ensino waldorf –desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), procura-se equilibrar os
aspectos cognitivos (capacidade de aquisição de conhecimento) com o desenvolvimento
de habilidades artísticas, musicais, de movimentação e
de dramatização. Considera-se cada aluno como um ser único, que é acompanhado
de forma próxima.
Freinet
Outro pensador que costuma nortear o trabalho de algumas escolas é o pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966), mas sem dar nome exatamente a uma linha pedagógica.
Nas instituições que colocam em prática conceitos de Freinet, o aprendizado acontece por meio do trabalho e da cooperação. Nesse tipo de escola, o aluno é incentivado a compartilhar suas produções com os colegas, sejam eles de sua classe, de outras ou de escolas diferentes. As avaliações levam em conta o progresso do aluno em comparação ao seu desempenho anterior e não em relação com os demais.
Outro pensador que costuma nortear o trabalho de algumas escolas é o pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966), mas sem dar nome exatamente a uma linha pedagógica.
Nas instituições que colocam em prática conceitos de Freinet, o aprendizado acontece por meio do trabalho e da cooperação. Nesse tipo de escola, o aluno é incentivado a compartilhar suas produções com os colegas, sejam eles de sua classe, de outras ou de escolas diferentes. As avaliações levam em conta o progresso do aluno em comparação ao seu desempenho anterior e não em relação com os demais.
Sistema Uno
O Sistema UNO de Ensino oferece soluções educacionais inovadoras e diferenciadas para que as escolas atinjam alta performance no processo de ensino-aprendizagem, preparando seus alunos para alcançarem os melhores resultados, visa fornecer ao aluno uma formação que o prepare para tornar-se um indivíduo realizado e um cidadão responsável.
Em sintonia com as tendências educacionais mais recentes, o conteúdo digital do Sistema UNO é totalmente integrado ao material impresso, o que enriquece a ação docente e contribui para que a aprendizagem do aluno seja mais dinâmica e significativa.
O Sistema UNO de Ensino oferece soluções educacionais inovadoras e diferenciadas para que as escolas atinjam alta performance no processo de ensino-aprendizagem, preparando seus alunos para alcançarem os melhores resultados, visa fornecer ao aluno uma formação que o prepare para tornar-se um indivíduo realizado e um cidadão responsável.
Em sintonia com as tendências educacionais mais recentes, o conteúdo digital do Sistema UNO é totalmente integrado ao material impresso, o que enriquece a ação docente e contribui para que a aprendizagem do aluno seja mais dinâmica e significativa.
3. METODOLOGIA TRADICIONAL NA IGREJA
A metodologia tradicional é baseada em que o professor
já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita, a escutá-lo. O ponto fundamental
desse processo será o produto da aprendizagem.
A didática tradicional quase
que poderia ser resumida “em dar lição” e “tomar lição”,
onde nesse relacionamento aluno-professor:
•O professor é o agente e o
aluno é o ouvinte.
•O
assunto
tratado é terminado quando O professor conclui a
exposição,
prolongando-se, apenas, através de exercícios de repetição, aplicação e recapitulação.
Daí então surgem dificuldades no que se refere ao atendimento
individual, pois o resto da classe fica isolado quando se atende um dos alunos
particularmente.
Dessa forma fica bastante interessante indagar se esse é a melhor
metodologia para repassar a um aluno.
Muitas vezes esse método se torna cansativo e chato
para seu entendimento, o que gera no aluno um maior desinteresse pela matéria.
O ensino tradicional lança mão, na prática, da
atividade dos alunos (quer recorrendo à apresentação de dados intuitivos, quer
recorrendo à imaginação dos alunos).
O papel do
professor está intimamente ligado à transmissão de certo conteúdo que é
predefinido e que constitui o próprio fim da existência escolar.
O ensino é mais voltada
para a individualidade, uma vez que é condição indispensável para que este
desabroche, no entanto, as vezes também é necessário que o aluno chegue a
condições favoráveis que haja a intervenção de um professor, dessa forma a
abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um
produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos.
4. PORQUE MUDAR?
A
PALAVRA DE DEUS É IMUTÁVEL, mas a comunicação mudou!
5. METODOLOGIA DINÂMICA
“Mais importante do que jogar boa
informação, é saber se o aluno a está compreendendo bem”
Pare para pensar na última
aula que você deu. O que realmente o seu aluno aprendeu nesta aula? Nossa mente
é uma caixinha que guarda
memórias realmente importantes como o nascimento de um filho, o dia do nosso
casamento, a perda de um familiar ou amigo querido, uma festa de aniversário importante, guardamos aquilo que é
marcante, que a nossa memória registra e não é diferente na Sala de Aula. Esta metodologia é voltada para passar ao
aluno o máximo de informações no mínimo de tempo, desde que ele tenha o máximo de aprendizado.
Como utilizar esta
metodologia?
1)Conheça muito bem o assunto
que vai ensinar
a)Visão geral do assunto –
Bíblias de Estudo, Livros de Estudo, Dicionários, Enciclopédias, etc
b)Organização do assunto –
Listas os principais pontos
c)Esboço do assunto –
Preparar em ordem lógica a aula
2)Conheça muito bem os alunos
a quem vai ensinar
a.Certifique-se antes a sala
que você vai ministrar, alguns professores relatam que mudam de sala
constantemente, então verifique na escala que sala vai assumir para adaptar a
linguagem
3)Ensine com o máximo de
eficiência
É importante ser
ousado ao ensinar, contudo, com ética, humanidade, respeitando as limitações,
sem ser infiel a Deus e às doutrinas.
O Método
O método da retenção apresenta cinco estágios que capacitam as
pessoas a ensinar dinamicamente, com resultados surpreendentes.
Primeiro estágio: material
Quanto melhor o material pesquisado, melhores as chances de que a
aula tenha um forte impacto. O professor recolhe o material sobre o que vai
ensinar, pesquisa para acumular informação.
Segundo estágio: Mínimo
Após acumular informações condense o conteúdo para determinar o
mínimo priorizando de forma eficaz.
Terceiro estágio: mente
fácil
Neste estágio é hora de fazer a transição do material para a mente dos alunos. É preciso escolher o método apropriado para transferi-la, com
eficiência, à memória de longo prazo dos alunos. A ideia é levar o aluno a
aprender de fato.
Quarto estágio: memorize
Nesse estágio solidifica a matéria na mente dos alunos. Como?
Revisando. Pratica repetidas vezes até que todos compreendam. A meta é retirar
conteúdo mente fácil da memória de curto prazo e transferi-lo a memoria de
longo prazo.
Quinto estágio: mestria
Nesse estagio final, a intenção é conduzir os alunos da informação
adquirida para a informação aplicada. A compreensão em profundidade implica em
não ficar só num conhecimento superficial dos fatos, mas mostrar todo o
significado e importância deles
COMO
FAZER?
Primeiro – represente os
fatos com figuras.
As figuras são incrivelmente eficazes como alavancas sensoriais
para a mente do aluno.
Segundo – conte os fatos com uma
história.
As grandes famílias se reúnem para narrar histórias de gerações
passadas, de forma a ensinar e estabelecer um modelo de traços de vida
desejáveis. Deus revelou
sua verdade à humanidade na Bíblia, na sua maioria, através de historias. O
próprio Jesus ensinava suas verdades através de parábolas.
Terceiro – associe os fatos com
objetos e ações.
Deus se utilizou de objetos-símbolos, tais como o tabernáculo, a
arca, a vara de Arão, as tábuas dos Dez mandamentos, e até mesmo a cruz como
fixadores de conceitos.
Quarto – fixe os fatos
utilizando-se de cenas dramáticas.
Este é um intenso elo de memória. A Bíblia está repleta de exemplos
de cenas dramáticas para auxiliar a memoria. Ex. Jonas (grande peixe)
Quinto – destaque fatos através da
música
Ex. Salmos
Sexto – resuma os fatos com
gráficos e tabelas.
Para as pessoas que são norteadas pelo visual este é um elemento de
memória.
6. METODOLOGIA PARTICIPATIVA - ATIVA
Esta metodologia
estão amparadas em ambientes de aprendizado diferenciados que contribui para
uma maior colaboração entre os estudantes
e onde o professor não é mais o centro deste processo de aprendizagem, o
aluno é o foco principal.
O grande desafio nas escolas dominicais do mundo inteiro tem sido o comprometimento dos estudantes , para isso um
dos métodos mais eficazes tem sido o que os professores chamam de abordagens ativas ou abordagens
colaborativas.
“ABORDAGENS ATIVAS”
“ABORDAGENS COLABORATIVAS”
Esta metodologia
está baseada na arte da perguntação, a arte de fazer pergunta, ou seja, provocar mentes e o pensamento. O professor passa a ser um
estrategista, um perguntador, um formulador de questões que vão além do
conteúdo e que impliquem também no desenvolvimento do aprendizado dos
estudantes.
“A ARTE DA PERGUNTAÇÃO”
ENSINAR COM EFICIÊNCIA E OBTER GRANDES RESULTADOS
Ø1 - Pesquisa Detalhada
oExemplo “O milagre da
ressurreição de Dorcas”
Ø2 - Exposição da aula em
15 a 20 minutos no máximo
oResumo da Lição – Contar
uma História
ØAplicação do teste conceitual
oFazer Perguntas úteis ao alunos, é necessário preparar as perguntas
antecipadamente.
oO ideal das perguntas é o
que resultado delas estejam entre 40 a 70% de acertos, se o indice de acerto for esse, o
método estará funcionando adequadamente.
oOu usar Ferramentas
Tecnológicas
A outra base do método é a interação com os colegas. Muitas vezes o professor esquece o quão difícil é transmitir conhecimento ou aprender determinados conhecimentos, pra isso contamos com a
colaboração dos colegas de classe, que um ensine ao outro o que não foi
entendido a partir do professor.
A questão central do método é tirar o professor do centro do processo
ensino-aprendizagem porque ele não é a
única fonte de conhecimento
Ø4 - Resposta individual por
parte dos estudantes (gestos manuais, ou placas A B C D)
oRespostas
através de Fichas - Fazer Fichas A, B, C, D para entregar aos alunos
o
Ø5
– Correção das resposta / Consolidação das respostas
oPara fazer o professor voltar ou não ao
que foi explicado, dependendo do percentual
de acerto das respostas
oSerá
um momento estratégico e tem a ver com redefinição da aula por parte do
professor
Ø7
- Interação
entre
os estudantes
oUm estudante converse com o outro (2
min) sobre o assunto
o
Ø8
-
Reaplicação do
teste conceitual
oNovas
perguntas e Novas respostas
oNo
exposição novamente da aula
o
Ø9
- Apresentação
e
explicação das respostas
oExplica as respostas corretas
o
Ø10 - Aplicar uma nova questão final
oSe o
professor achar que é necessário, fazer novas perguntas para se certificar que
o aluno realmente aprendeu
oCorreção
da aplicação final
oO
estudante com seu colega se tornarão o centro do estudo / ensino.
DICAS IMPORTANTES PARA USAR ESTE MÉTODO
ü SAIR DA MERA TRANSMISSÃO DE
INFORMAÇÃO
ü PRESENÇA ATIVA DO ALUNO NA SALA DE
AULA
ü USO DE TECNOLOGIA
ü APRENDIZAGEM POR PARES
ü AUTONOMIA DO ALUNO
ü SENSO CRÍTICO DO ALUNO
ü CAPICIDADE DO PROFESSOR PARA
CONTROLAR TEMPO
ü INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS
ü OS ALUNOS INTEREGEM COM O
PROFESSOR
ü VOLTADO NA COLABORAÇÃO DO ALUNO
Bibliografia
Livros
Wilkinson,
Bruce – As 7 Leis do Aprendizado
Dicionário
Bíblico SBB
Bíblia
Sagrada NTHL
Estudos
Pessoais
Blogs
e Sites
http://educacao.uol.com.br/noticias/2009/08/25/linhas-pedagogicas-veja-como-elas-funcionam-e-qual-tem-mais-a-ver-com-seu-filho.htm
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&uact=8&ved=0CEkQFjAGahUKEwiphbmimu_HAhULMz4KHcuUDfM&url=https%3A%2F%2Fwww.fe.unicamp.br%2Fformar%2Fwp-content%2Fuploads%2F2012%2F08%2FMETODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concep%25C3%25A7%25C3%25B5e-s.doc&usg=AFQjCNFdpEWGDsvScvX0VJodxzSbT8U3Lg&sig2=GPZYcejV9ChRmZFg_Qu2wg&bvm=bv.102022582,d.cWw
http://www.soudapromessa.com.br/aprender-ensinar-como-vao-minhas-aulas-na-escola-biblica/
Muito bom o ensino sobre esse método!!
ResponderExcluirFaz mais!! Essa é uma importante ferramenta para melhorarmos o ensino nas igrejas. Deus abençoe!
Muito bom quando se ensina com a participação do aluno! É uma troca de conhecimento. Parabéns pela motivação.
ResponderExcluirMuito legal. Uma adaptação do Peer Instruction, sem a Inversão da Sala de Aula.
ResponderExcluirSimone, excelente conteúdo. informações claras e precisas. Eu gostaria de aproveitar esse conteúdo para orientar nossos professores de EBD. Você me autoriza fazer o uso de parte deste conteúdo? Desde já agradeço pelo material.
ResponderExcluirFantástico. Vou expor em nossa reunião de professores.
ResponderExcluirÓtimo!! Conteúdo muito rico e esclarecedor, motivadora mudanças em nossas praticas em EBDs.
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