sexta-feira, 10 de novembro de 2017

EBD BETEL - COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 7 - A Ordenança do Batismo em Águas 12/11/2017

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Lição 7 - A Ordenança do Batismo em Águas 12/11/2017



Textos de Referência
Mateus 3.13, 16; 28.19; At 2.38

Introdução

O batismo e a ceia são as duas ordenanças instituídas por Cristo para serem observadas pela Igreja. O batismo retrata a identificação do crente com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição. Jesus em pessoa submeteu-se ao batismo por João antes de começar a batizar as pessoas.   Lc 3.3

Todos aqueles que professam a fé Cristão viveram ou ainda irão viver a experiência do Batismo. "Quem Crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" Mc 16.16



Isto não significa que quem não teve a oportunidade de viver a experiência do batismo será condenado, lembra-se do caso do ladrão na Cruz que se arrependeu de seus pecados? Ele não foi batizado e mesmo assim foi aceito no reino de Cristo. Veja o que diz Paulo em Rm 2.14 "Os não judeus não têm a lei. Mas, quando fazem pela sua própria vontade o que a lei manda, eles são a sua própria lei, embora não tenham a lei."

Porém há os que receberam a mensagem de Cristo e a oportunidade do Batismo, ,neste caso o batismo se torna condição para pertencer ao corpo de Cristo.

VÍDEO AULA

1. Aspectos gerais sobre o batismo


Qual a História do Batismo? Onde ele de originou?  Como chegamos a ele?

O batismo já existia muito antes do início do movimento cristão. Para compreender as suas raízes precisamos voltar aos tempos do antigo testamento, o que eu gostaria de citar aqui é o batismo dos gentios no antigo testamento.


BATISMO DOS GENTIOS
O povo de Israel havia recebido as leis, as promessas, os profetas e as alianças de Deus. Eles cultuavam o Deus Verdadeiro. Algumas pessoas das chamadas nações gentias reconheciam isso e queriam se identificar com Israel, de modo a poder adorar o Deus verdadeiro corretamente. 


Estas pessoas queriam tornar-se judias (não racialmente, era impossível), mas religiosa ou espiritualmente. Para que pudessem se tornar judeus (os novos convertidos ao judaísmo) deveriam demonstrar a sua conversão também através do batismo.

Os sistema que lhes permitia fazer isso era chamado de cerimônia de proselitismo. Esta continha três partes: circuncisão, sacrifício e batismo. 

O batismo implicava em ser imerso na água, ou seja, era necessário mergulhar completamente na água e nenhuma outra forma batismal poderia substitui isto. Ele representava o gentio morrendo para o mundo gentílico e, depois, surgindo numa nova vida como membro de uma nova família, num novo relacionamento com Deus. Foi a imersão de prosélitos gentios que o batismo surgiu pela primeira vez na história da redenção.


Prosélito - O termo "Prosélito" provém do Koiné προσήλυτος/proselytos, presente na Septuaginta usado para estrangeiros e forasteiros em Israel";

TEVILAH (Hebraico Antigo Testamento) - No Novo Testamento é traduzida para Bapto ou Baptizo: A palavra hebraica significa “mergulho, imersão, perecer afogado”. A versão grega do antigo testamento feita pelos judeus no séc. III a.C conhecida como Septuaginta ou Versão dos Setenta, usa a mesma palavra para descrever imersões ou mergulhos como os 7 mergulhos de Naamã.

E o que é o batismo?
O Batismo é uma cerimônia pela qual a pessoa é imersa, mergulhada ou submergida na água. Há dois verbos no Novo Testamento que descrevem essa realidade: bapto e baptizo. A palavra "bapto" significa mergulhar. Baptizo é uma forma intensiva de bapto. Essa palavra é empregada várias vezes no Novo Testamento e sempre significa "mergulhar completamente".

Outra nota técnica importante é que bapto e baptizo nunca são usados na voz passiva. Nunca se diz que a água foi batizada, isto é, aspergida ou respingada sobre a cabeça de alguém. A pessoa é sempre batizada na água. Isso fica claro no Novo testamento desde o início.

Mateus 3 começa com a descrição do ministério de João Batista. O versículo 6 observa que as pessoas estavam saindo a ele e sendo por ele batizadas no rio Jordão. Fica claro, se eram batizadas no rio, tinham se ser imersas. 

João 3.23 afirma "João batizada também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas". Por que ele precisava de muita água? Porque havia uma multidão que precisava ser batizada.

O relato conhecido de Filipe e o eunuco fica em Atos 8. Filipe pregou Cristo e o eunuco creu. Como consequência de sua fé, ele disse: "Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?" (v.36) Assim,, desceram ambos à água" (v.38). 
Entrar na água simboliza a morte e o sepultamento; sair dela simboliza a nova vida. 

2. Batismo: forma, fórmula e condição


FORMA: Imersão, Mergulhar, Submergir
Qualquer rito batismal que não utiliza a imersão completa na água não está seguindo os padrões descritos na Bíblia Sagrada. É importante comentar que a arqueologia tem comprovado como o batismo era realizado. 


Há quem argumente que não seria provável que 3000 pessoas se batizassem por imersão no dia de pentecostes, porém a Enciclopédia Britânica diz que havia inúmeros aquedutos na cidade, tanto que na festa de pentecostes afluia gente de todas as nações da época At 2.1-41.

Os banhos rituais dos judeus eram feitos por imersão, e dezenas destes tanques (42) foram encontrados em Jerusalém. Estes tanques poderiam ser usados para o batismo dos convertidos judeus como no dia de pentecostes. 

LUGAR PROVÁVEL QUE AS 3000 FORAM BATIZADAS POR IMERSÃO - Nesta área foram encontradas 42 banheiras / tanques que eram usadas para rituais de purificação e muito provavelmente para o batismo das 3.000 pessoas no dia de pentecostes.

VEJA O TANQUE DATADO DO SÉCULO I

FÓRMULA: "...em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo..."

CONDIÇÃO: Crer (pregação, arrependimento, aceitação da Palavra, instrução e fé) A pessoa deve ter nascido de novo At 2:38; 8:35-389:17-18; 10:42-48; 16:31-34; 19:1-5. 

OBSERVAÇÕES
É uma ordenança bíblica- Mt 28:19-20; Mc 16:15-16. Porém pode-se ser salvo sem se batizar Lc 23:42-43.
Foi praticada por Jesus e seus apóstolos- Jesus foi batizado por João, os apóstolos batizavam os novos convertidos Jo 4:1-2; a Bíblia deixa implícito que Jesus batizou somente os doze, até mesmo o apóstolo Paulo foi batizado At 9:18.

Era prática constante da igreja apostólica- At 2:38; 8:35-38; 9:17-18; 10:42-48; 16:31-34 e 19:1-5.

3. O significado do batismo

Qual o significado espiritual do batismo cristão? O que de fato isso retrata?
Quando o crente é batizado por imersão na água, está demonstrando não apenas a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo, mas também sua união naquela morte, sepultamento e ressurreição.

Por quem Cristo morreu? Por você
De quem eram os pecados que carregou? Seus
Para quem ressuscitou? Para você

O apóstolo Paulo expressou essa realidade dizendo:
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2.20). No momento da salvação, por meio de um milagre soberano e espiritual, Deus coloca você em Cristo. 

O Novo Testamento às vezes emprega as palavras bapto e baptizo só para falar aquela união espiritual, não da água do batismo. 

Gálatas 3.27 afirma: "Todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo" 
Colossenses 2.12 "Pois, quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo também foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo. "

E talvez a passagem mais explícita de todas sobre nossa união com Cristo seja: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?" Rm 6.3

Embora essas passagens não estejam fazendo referência à água do batismo, ela simboliza a nossa união espiritual com Cristo. Note como o apóstolo Pedro fez essa distinção: "Como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo" 1 Pe 3.21

O que salva não é o batismo na água, mas a nossa união espiritual com Cristo, também referida como lavagem da regeneração em Tito 3.5 e lavagem dos pecado em Atos 22.16. E o batismo na água é o símbolo da salvação.

Conclusão

No texto de referência em Mt 28.19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

A palavra "batizando-as" tem uma significado profundo, uma vez que, expressa admiravelmente bem o sentido do batismo, que é identificação espiritual com Cristo. Estamos plenamente identificados com Cristo, em sua morte. 


Compartilhamos dessa morte e de todas as suas implicações. 

  • Estamos mortos para o pecado 
  • Fomos libertados da castigo imposto contra o pecado. 
  • Também compartilhamos da vida ressurreta de Cristo 
  • Compartilhamos da vida eterna que Jesus trouxe do túmulo. É como se o sepulcro fosse o ventre da própria vida.  
  • Agora estamos seguindo as suas pisadas. Participamos de sua natureza e imagem. 
Eis a grande mensagem do evangelho, a qual ultrapassa em muito a simples questão do perdão dos pecados e a mudança de endereço para a céu. O céu é, essencialmente, o que tiver de suceder conosco, em termos de transformação. O batismo é símbolo dessa realidade; não é a própria realidade. A água não transforma, mas essa transformação è operada por nossa identificação com Cristo . 

À água é meramente o símbolo: a transformação é a coisa simbolizada. Não podemos confundir o símbolo com a verdade simbolizada, são coisas separadas. 


Somos batizados em Cristo, no Pai e no Espirito Santo. Dessa forma é assegurada a participação na vida celestial, na vida eterna. 


Créditos

Ministério Pastoral - John MacArthur, Jr
Comentários de Champlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário