sábado, 7 de julho de 2012

Como lidar com o medo - Daniel 10.12 - Simone de Melo

CURTA NOSSA PÁGINA O FACE, CLIQUE AQUI

Por Simone de Melo

Daniel 10:12

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. 

Nesta passagem do livro de Daniel 10.12, Daniel tem uma visão de uma grande guerra e isto muito o impressionou, levando-o a jejuar e orar por três semanas para que compreendesse melhor a visão e ter discernimento espiritual dos acontecimentos dos últimos dias. Neste período ele não teria recebido uma resposta de suas súplicas até que uma mão o toca e revela que suas orações tinham sido ouvidas desde o primeiro dia, porém havia como se fosse uma guerra espiritual impedindo para que a resposta a suas orações não chegassem até ele.

Mediante este texto e breve relato do Capítulo 10 do livro de Daniel, quero falar a respeito de como triunfar em um estado de incerteza, grande aflição, sofrimento intenso e martírio profundo.

Não temas! O que é não ter medo? É ter força ou coragem que leva a afrontar os perigos; é ter bravura; firmeza e energia diante de grandes riscos; é ser perseverante e ousado, é ser audacioso. Não temer não significa ausência de medo, mas significa ter habilidade de confrontar o medo, a dor, a intimidação, significa que teremos medo, mas faremos o que precisa ser feito. Não temer é ir mais além, mais adiante, atacar de frente, encarar com dignidade, entrar no combate, na peleja, na luta e se esforçar para vencer as dificuldades.

Porém, quando Deus nos diz para não temer, assim como fez com Daniel, Ele também está dizendo que teremos que nos superar, que teremos que enfrentar com cabeça erguida as frustrações e as maiores dores pelas quais passamos, mas Ele estará ao nosso lado, mesmo que haja uma guerra espiritual que impeça que nossas orações sejam respondidas, Ele estará ao nosso lado, mesmo que a dor seja insuportável, que o choro seja contínuo, que a perda seja um enorme incômodo, Ele estará ao nosso lado como uma coluna que sustenta uma cúpula, como um pai de família que provém o sustento necessário, como um forte que sinaliza uma cidade, como os pés que amparam para não cair, Ele estará ao nosso lado, é esta certeza que Ele nos garante e que nos faz entender o real significado de não temer.


Como não temer? É possível aprender a conviver com o medo, é possível arriscar e enfrentar o medo. Segundo os cientistas, "o medo é uma reação emocional a um evento, uma resposta pode ser diferente para pessoas diferentes. O que leva alguém a temer é baseado no que essa pessoa interpreta o evento." Ou seja, tudo depende como você interpreta, absorve e reage a uma determinada situação que aparentemente o coloca em perigo, desconforto ou insegurança.

Aqui nós vemos que havia em Daniel uma enorme inquietude, ele ficou aflito e atormentado, uma visão de uma grande guerra faz com que ele fique extremamente temeroso. Mas o que isto envolveria? Porque aquela visão? Porque é  ele que recebe aquela informação? A interpretação de Daniel para a visão da guerra o deixa de tal forma angustiante, que o leva a buscar em Deus uma resposta para sua agonia e mesmo orando e jejuando durante dias, a sua busca em oração de nada traria resultados, talvez neste momento o medo tivesse aumentado e a magnitude de sua tribulação pessoal tenha o deixado desanimado.

Mediante estudos realizados por médicos especializados no assunto, "no plano psicológico, o medo é causado por uma resposta, em parte do cérebro chamada amígdala, localizados no sistema límbico. A amígdala ativa o sistema nervoso autônomo, as pupilas dilatam, ativa a taxa de sangue e a pressão de cabelo, afeta o estômago e deixa palpitante o coração."

Posso imaginar que era exatamente assim que encontrava-se o estado de Daniel ao ter a visão, da mesma forma, é assim que nos sentimos quando nos encontramos em um estado de tensão e preocupação,  principalmente quando não temos resposta ou não encontramos resolução de uma dificuldade, porém temos a oportunidade e privilégio de buscar em Deus o que não conseguimos resolver.

Enfrente o medo - Há na Bíblia 365 vezes a expressão: Não temas! Isso nos dá uma total garantia e conforto que Deus estará do nosso lado. Em Isaías 41.10 encontramos "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus: eu te fortaleço e te ajudo e te sustento com a minha destra fiel". Reconheça que tem medo, mas tenha coragem para ser um vencedor.

Ore com fé - Mesmo enfrentando seus medos, Daniel não desistiu de orar e jejuar, ele tinha convicção que a hora da resposta chegaria, que a segurança que lhe faltava estaria em Deus, ele exercitou sua fé, a pôs em prática, permaneceu em oração e lutou contra as possibilidades de fracasso.
Quando achamos que a oração que não tem resposta imediata pode parecer em vão, quando na verdade existe uma luta constante espiritual, precisamos compreender que uma guerra não se ganha em um único dia, mas como disse o famoso oficial do exército britânico Winston Churchill:

"O sucesso consiste em ir de derrota em derrota sem perder o entusiasmo." Mesmo que a vitória esperada não venha em um primeiro momento, não desespere, ore e creia. 



"Pela fé e pela oração, fortaleça as mãos frouxas e firme 

os joelhos vacilantes. Você ora e  jejua? Importune o 

trono da graça e seja persistente em oração. Só assim, 

receberá a  misericórdia de Deus". John Wesley

Fonte: http://simonedemelo.blogspot.com - Escrito por: Simone de Melo

CURTA NOSSA PÁGINA O FACECLIQUE AQUI







2 comentários:

  1. Muito bom!descreve perfeitamente o que acontecia com Daniel, naquele exato momento, e também nos leva a uma exercitar a perseverança em orar, crer e esperar em Deus o socorro tão necessário à nossas dificuldades!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!descreve perfeitamente o que acontecia com Daniel, naquele exato momento, e também nos leva a uma exercitar a perseverança em orar, crer e esperar em Deus o socorro tão necessário à nossas dificuldades!

    ResponderExcluir