quinta-feira, 10 de agosto de 2017


                                  Missões no Antigo Testamento
                                            13 de outubro de 2017


Texto Áureo
“Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, dirás. ” Jr 1.7
Verdade Aplicada
Missões é doutrina bíblica. Não se trata de modismo ou fruto da criatividade da Igreja.
Objetivos da Lição
·         Revelar que a obra de Missões foi planejada na eternidade;
·         Mostrar resumidamente o trabalho missionário no Antigo Testamento;
·         Demostrar como Missões no Antigo Testamento serviu de base para o Novo Testamento.


Glossário
Áureo: Abundante; brilhante;
Imprescindível: Essencial, necessário, indispensável;
Inculcar: Fazer gravar algo no espírito ou na mente; incutir.
Leituras Complementares
Seg. Rm 11.1
Ter. Rm 11.2
Qua. Rm 11.3
Qui. Rm 11.4
Sex. Rm 11.7
Sáb. Rm 11.8
Textos de Referência
Is 6.5 – Então disse eu: Ai de mim que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!
Is 6.6 – Mas um dos serafins voou para mim trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
Is 6.7 – E com ela tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.
Is 6.8 – Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Introdução
Enfatizaremos nesta lição, assim como os missiólogos e escritores dos séculos XX e XXI, que o Antigo Testamento é a base para a atividade missionária da Igreja entre todas as nações e povos do mundo.

1. O planejamento de Missões

É praticamente impossível compreender a obra missionária no contexto histórico do Antigo Testamento sem o entendimento correto do plano da redenção estabelecido desde o princípio.

1.1 Conceito de Missões no Antigo Testamento  
Como temos estudado nas lições anteriores, desde o princípio, a Bíblia revela a missão de Deus (Missio Dei), por intermédio do povo separado por Deus, para alcançar todo o mundo, por causa do amor de Deus, para restaurar a Sua criação ao propósito original. Tal revelação passa pela bênção e orientação ao primeiro casal (Gn 1.27-28), pelo Criador perguntado pelo primeiro homem após a queda, a promessa feita e a providência divina (Gn 3.9, 15, 21), e por tantos que foram chamados, vocacionados e enviados pelo Senhor Deus, denunciando o pecado, anunciando o juízo divino, convocando ao arrependimento e revelando a vinda do Messias, o Salvador Jesus Cristo, para consumar o plano divino de salvação (2Pe 2.5; Jd 14; Sl 22; Is 53).

1.2 Princípios da obra missionária  
No Antigo testamento encontra-se os princípios básicos da atividade missionária. O próprio Jesus Cristo frequentemente relacionava sua identidade e missão ás Escrituras Sagradas do Antigo testamento. Após Sua ressurreição, Ele revela aos seus discípulos que tanto seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição, como a atividade missionária da igreja “pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações” (Lc 24.46-47), já estavam previstos nos escritos do Antigo Testamento.

1.3 O texto bíblico usado por Pedro e Paulo
 Há a tendência de pensar sobre atividade missionária como uma tarefa estabelecida a partir da grande comissão (Mt 28.18-20). Contudo, com base em textos bíblicos que registram as palavras dos apóstolos Pedro e Paulo, Missões é um assunto bíblico que está presente nas Sagradas Escrituras muitos séculos antes do registo do evangelho de Mateus. A exposição de Jesus Cristo mencionada em Lucas 24.44-47 foi tão impactante que nos registros das mensagens dos apóstolos, quando estes queriam enfatizar que o plano divino de salvação era para todos os homens (não apenas aos judeus), não constam as palavras de grande comissão, mas, sim, o chamado “verso misterioso”: Gênesis 12.3. Os apóstolos Pedro e Paulo, o citaram, respectivamente (At 3.25-26; Gl 3.8).

2. A contínua ação do Deus Missionário
Mesmo nos períodos mais longínquos e sombrios da história, o Deus Missionário sempre teve na terra Suas Testemunhas.

2.1 Revelação Geral e Revelação Especial
Interessante que a própria natureza é uma testemunha, conforme encontramos em Atos 14.15-17 e Romanos 1.18-21. O Deus missionário se revelou. É possível conhecê-lo. Deus testemunha, por meio da criação, sua providencia, seu cuidado, seu amor e da sua própria imagem nos seres humanos. Esta revelação é identificada nos estudos teológicos como Revelação Geral. A Revelação Especial contém os mandamentos, o plano divino de salvação, as Escrituras Sagradas, a pessoa de Jesus Cristo.

2.2 O Evangelho anunciado a Abraão
É interessante ressaltar que o próprio Deus “anunciou primeiro o evangelho a Abraão” (Gl 3.8). A mensagem divina das boas-novas anunciava que Abraão seria abençoado e que a bênção alcançaria “todas as nações”. Aqui encontramos a continuidade da revelação do plano divino de salvação: a semente da mulher (Gn 3.15) viria por intermédio da descendência de Abraão. Mais adiante, Deus repete a promessa a Isaque (Gn26.1-5).

2.3 A ação missionária na Terra Prometida
Raabe, que acolheu os espias em sua casa, na cidade de Jericó, é um exemplo de pessoa que não era descendente de Abraão, mas, ao ouvir sobre os atos poderosos de Deus, declarou: “porque o Senhor, vosso Deus. É Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2.11). A misericórdia e o amor de Deus alcançaram ela e todos que estavam em sua casa. Ela consta na genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.5). e na galeria dos heróis da fé (Hb 11.31). Afinal, a promessa feita a Abraão tem alcance mundial: “todas as famílias da terra”.

3. Israel, a nação missionária
O projeto divino para Israel como nação escolhida por Deus foi que como tal pudesse exercer um papel missionário no mundo.

3.1 Israel, a nação testemunha
Encontramos em Êxodo 19.4-6 que o propósito de Deus ao libertar Israel do Egito era que o povo se aproximasse dEle e fosse povo exclusivo dEle, sacerdotal e santo. Assim seria um povo separado para adorar a Deus e, então. Fazer conhecido o caminho e a salvação do Senhor entre todos os povos, para que todos louvem e temam ao Deus Todo-Poderoso (Sl 67). O apóstolo Pedro, inspirado pelo Espirito Santo, identifica a Igreja com as mesmas características e responsabilidades atribuídas a Israel (1Pe 2.9). É preciso que cada discípulo de Jesus Cristo conheça a viva estes chamado e vocação.

3.2 Ação missionária dos profetas
Autor da salvação e da obra missionária, Deus levantou profetas, homens que dEle recebiam diretamente uma mensagem de juízo ou despertamento para que o povo se voltasse para sua presença (Am 3.7). Talvez a história do profeta Jonas seja um dos principais referenciais missionários do Antigo Testamento, por constar o mandato do Deus Missionário ao povo escolhido com relação a outro povo. Uma introdução á Grande comissão entregue por Jesus Cristo à Igreja (Mt 28.18-20).

3.3 O reino de Judá disperso e exilado
A infidelidade trouxe o juízo de Deus ao reino de Judá. Os habitantes foram exilados na Babilônia e apenas os pobres dentre o povo foram deixados na terra de Judá (Jr 30.1-10). Foi nesse período que, sem a adoração no templo, os judeus fundaram sinagogas em muitos lugares, para não perderem a sua cultura e adoração. Jesus reconheceu o zelo missionário dos fariseus, mas reprovou sua hipocrisia (Mt 23.15). Foi a partir dessas sinagogas que Paulo fundou várias igrejas cristãs em vários países.

Conclusão
O Antigo Testamento está repleto de princípios bíblicos e registos de atividades missionarias. Deus já estava agindo para tornar conhecido seu plano de salvação em toda a terra. Que cada discípulo de cristo esteja consciente da responsabilidade de prosseguir com a obra missionária nesta geração.

Questionário
1. Qual é o “verso misterioso”?
2. Qual era o propósito de Deus ao libertar Israel do Egito?
3. Como o apóstolo Pedro, inspirado pelo Espirito Santo, identifica a Igreja?
4. O que trouxe o juízo de Deus ao reino de Judá?
5. O que Jesus reprovou dos fariseus? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário