sábado, 29 de julho de 2017

EBD BETEL – Liçaõ 6 - Deus, o Autor da Missões 06/08/2017

Texto Áureo
“Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. ” 1Jo 4.9
Verdade Aplicada
Logo no início da Bíblia encontramos que o Deus Criador é um Deus missionário, interessado em abençoar todas as famílias da terra.
Objetivos da Lição
·         Explicar aos alunos que o plano de salvação foi elaborado antes da queda do homem;
·         Apresentar a Cristo como a figura central da palavra de Deus;
·         Mostrar o envolvimento da trindade nas dispensações.




Glossário
Exímio: Que denota superioridade; que é excelente; brilhante;
Primazia: Prioridade; primeiro lugar;
Sapiência: Qualidade do que revela sabedoria e prudência; erudição.
Leituras Complementares
Seg. Mt 13.18-23
Ter. Mt 28.18-20
Qua. Lc 19.10
Qui. Jo 3.16
Sex. At 17.28
Sáb. Ef 3.9
Textos de Referência
Jo 20.19– Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.
Jo 20.20 –E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.
Jo 20.21 - Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
Jo 20.22 - E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

Introdução
Desde a eternidade, Deus traçou um plano de redenção para toda a humanidade. Seu plano sempre foi abençoar as famílias da terra. Por isso, ele nos convoca e nos comissiona a realizar essa missão (Gn 12.3).

1. Deus, o missionário por excelência
O anúncio do Evangelho não se iniciou no tempo do novo testamento: “Deus...anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: todas as nações serão benditas em ti” (Gl 3.8). Assim, a missão de salvar o mundo foi idealizada por Deus.

1.1 A criação revela o amor do Criador
O mesmo Deus que chamou e comissionou Abraão criou os céus e a terra, e, como clímax de Sua obra, trouxe à existência a raça humana, pois o ser humano foi feito à imagem de Deus para refletir a gloria de Deus no mundo (Gn 1.27). É digno de nota que o Senhor Deus criou, abençoou e deu ordens e instruções sobre a vida na terra (Gn 1.27-28;2.16-17).

1.2 A missão começa com Ele
Deus, além de Criador, tem um pleno envolvimento com Sua obra. Mesmo após ter se rebelado contra Deus e, assim, ter sido alvo do julgamento divino, o ser humano continua desfrutando da manifestação da graça e da misericórdia de Deus. Após a queda, Deus continua agindo em direção ao homem: “ouviram a voz do Senhor... pela viração do dia” (Gn 3.8). Aí está Deus como o primeiro missionário, tomando a iniciativa de ir até o ser humano caído, mostrando-lhe o seu erro (desobediência) , a insuficiência das tentativas humanas diante das consequências do pecado ( vestes de folhas de figueira) e fazendo o primeiro anuncio do Evangelho (Gn 3.15).

1.3 Um projeto elaborado desde a eternidade
 Encontramos na Bíblia que o plano de salvação mão é um projeto de última hora, para resolver um problema inesperado. Trata-se de um propósito de Deus, desde o princípio da criação (Ef 3.9), que, em Sua soberania, decidiu revelar ao homem de forma gradual. Por isso, o apóstolo Paulo chama de “mistério”. A salvação está no coração de Deus “antes da fundação do mundo” (1Pe 1.20). Após o primeiro anúncio (Gn 3.15), o plno foi revelado no decorrer da história até a vinda de Jesus Cristo, o Salvador (1Pe 1.18-20; Ap 13.8).

2. Missões em vários aspectos
Em Seu grande projeto de redenção, o Criador fixou tempos e estações para cumpri-lo (At 1.7). É perceptível que, ao longo da história, o processo divino de “tornar a congregar em Cristo todas as coisas” (Ef 1.10) vai sendo conduzido de acordo com a soberania de Deus.

2.1 O processo ascendente de Missões
Encontramos na Bíblia que o desejo de Deus em relacionar-se com pessoas foi manifesto na criação. Por isso, fez o ser humano à Sua imagem. Vemos assim que o propósito da missão é tornar a trazer o homem distante de Deus para a comunhão com o Seu Criador. Com a entrada do pecado na vida humana, inicia-se uma alienação progressiva em relação ao propósito para o qual foi criada (Gn 4-11). Contudo, num contexto de degradação moral e espiritual, Deus chama um homem e promete que, por intermédio de sua descendência, abençoaria todas as famílias da terra (Gn 12.1-3).

2.2 Cristo, a figura central
A Bíblia, a palavra de Deus, revela o Senhor Jesus Cristo como o Messias prometido, a figura central em todas as dispensações. Ele é a pessoa principal de toda a pregação e ensino. Ele aparece figurando: nas vestimentas de pele com que o Senhor vestiu a Adão e Eva, sua mulher (Gn 3.21); no carneiro imolado em lugar de Isaque (Gn 22.13-14); no cordeiro pascoal sacrificado na saída dos filhos de Israel do Egito; na nuvem que guiava os israelitas de dia e na coluna de fogo que os aquecia a noite. Enfim, Jesus é o centro da Bíblia. O próprio Jesus fez questão de falar que as Escrituras testificavam dEle (Jo 5.39). E, para que não houvesse duvidas, o Pai confirmou Seu ministério, para que todos nEle cressem (Jo 8.14-18).

2.3 Bíblia, o alicerce
Na Bíblia encontramos a revelação de tudo quanto necessitamos e precisamos saber para a prática da obra missionária. Sem a palavra de Deus, é impossível a evangelização do mundo. Nela encontramos que é nossa a responsabilidade da proclamação do plano divino de salvação, o poder e capacitação para cumprirmos a missão, e a mensagem a ser anunciada. Quanto mais convictos estiverem os discípulos de Jesus Cristo acerca da autoridade da Bíblia, maior será o comprometimento com a obra missionária. O próprio registro da mensagem em formato de livros tinha um propósito missionário (Jo 20.30-31).

3. Missões e a Trindade 
Um dos textos bíblicos que enfatiza o trabalho do Deus Trino na obra missionária é o que registra a ordem de Jesus Cristo: “...ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo” (Mt 28.19). Assim, cada pessoa da Trindade está envolvida no envio, no comissionamento, na capacitação e na promoção da ação missionária.

3.1 A participação de Deus Pai
O conferencista em Missões, Robert E. Speer, declarou: “É no próprio ser e caráter de Deus que a base mais profunda do esforço missionário deve ser encontrada”. É importante que esta ênfase teocêntrica seja destacada em missões, pois, como o apóstolo Paulo registrou na epístola aos Efésios, somos abençoados, escolhidos, remidos “para louvar a glória da sua graça...”; ”...para louvor da sua glória...” (Ef 1.3-14). Deus pai nos criou para que nos relacionássemos com Ele. Após o pecado. Agiu para que ocorresse a reconciliação.

3.2 A participação de Jesus Cristo

Em Jesus Cristo encontramos a realização plena da ação missionária de Deus pai. Enviado pelo Pai, veio para “servir e dar a sua vida em resgate de muitos”, “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo” (Mc 10.45; Fp 2.6-8). Ele é o cumprimento da missão: “Assim como o pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21). Após Sua ressurreição, Ele abre o entendimento dos discípulos para compreenderem as escrituras (Lc 24.45) e mostra-lhes que já estava previsto no Antigo Testamento a Sua vinda, que padeceria, ressuscitaria e que “...em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações” (Lc 24.46-47). Ele declara: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mt 28.18), antes de lançar a chamada Grande Comissão.

3.3 A participação do Espirito Santo  
O Espírito Santo atua na história desde o princípio: “o Espírito de Deus se movia” (Gn 1.2). Atuou na criação (Jó 33.4; Sl 104.30). Continua atuando até hoje. Por todo o período do Antigo Testamento vemos a ação do Espírito Santo na vida de tantos que foram chamados e enviados por Deus, capacitando-os para o cumprimento da missão. Logo no início do Novo Testamento lá está o Espírito Santo agindo em Maria para a encarnação de Jesus Cristo, enchendo Isabel, mãe de João Batista, e, depois, ungindo o próprio Messias (Lc 1.35, 41:3.22). Pelo Espírito Santo, Jesus Cristo se ofereceu como sacrifício (Hb 9.14). O próprio Jesus Cristo prometeu que o Espírito Sano estaria sempre conosco (Jo 14.16).

Conclusão

Considerando que o Deus Trino e uno se revela como Missionário, desde o princípio, e que, em Sua soberania, decidiu vocacionar homens nascido de novo para cumprir a missão de tornar conhecido o plano de salvação para humanidade, é imprescindível que a Igreja priorize tal atividade.

Questionário

1. Quem idealizou a missão de salvar o mundo?
2. Em Seu grande projeto de redenção, o que Cristo fixou?
3. Sem palavras de Deus, o que é impossível?
4. Quem é o cumpridor das promessas do Antigo Testamento desde Gênesis 3.15?
5. O que Jesus Cristo prometeu acerca do Espírito Santo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário