terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Bolsa 100% p/ o Curso de Pedagogia



O governo do estado em parceria com faculdades particulares lançou o programa Bolsa Alfabetização para formação de pedagogos com 100% dos custos pagos pelo governo. Para participar, o interessado deve se inscrever no processo seletivo das faculdades parceiras, ser aprovado nas provas e posteriormente na entrevista com a coordenação.



O curso de pedagogia tem duração de 3 anos e o aluno deve ter disponibilidade a partir do segundo semestre do curso para estagiar durantes 4 horas diárias em escolas públicas.



Caso interesse, segue o programa abaixo e local de provas na região sul de são paulo.



Simone de Melo




Programa Bolsa Alfabetização - Governo do Estado de São Paulo

O programa bolsa alfabetização é desenvolvido por alunos do curso de Pedagogia, sob a supervisão dos professores universitários, nas classes e no horário regular de aula da 1ª série do Ciclo I do Ensino Fundamental, nas escolas da rede estadual, sediadas na cidade de São Paulo e nos municípios vizinhos. O aluno que fizer parte deste programa terá a oportunidade de cursar a sua faculdade gozando de uma bolsa integral, além de vivenciar a prática de sua área de atuação e cumprir parte do estágio curricular obrigatório.Para inscrever-se no Programa, os interessados terão de fazer o processo seletivo e após a aprovação devem aguardar o agendamento da entrevista com a coordenação do curso.


Caberá ao aluno-pesquisador participante do projeto:
Prestar 4 horas diárias de colaboração (segunda a sexta-feira) nas escolas da rede Estadual;
Dar apoio aos professores da primeira série do Ensino Fundamental - Ciclo I para o desenvolvimento da ação pedagógica, garantindo a aprendizagem da leitura e escrita a todos os alunos ao final do ano letivo.


Participar da elaboração de diagnósticos pedagógicos de alunos;
Planejar atividades complementares de leitura e escrita para os alunos;
Executar atividades didáticas para indivíduos ou grupo de alunos;
Participar das reuniões com orientadores das IES, sempre que convocado;
Não ultrapassar o limite de 20% de ausências nas atividades de pesquisa.
Formas de Acompanhamento proporcionadas pela Famesp


Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos-pesquisadores serão orientados e acompanhados pelos professores do curso, além do professor orientador. A Instituição disponibilizará ainda um Plantão de Apoio, além de acervo bibliográfico e laboratório de informática para pesquisas e consultas. O acompanhamento do aluno-pesquisador dar-se-á continuamente tanto na faculdade, como na escola ou ambiente em que estiver realizando suas atividades práticas. Além disso, realizarão Estudos Independentes, que serão avaliados para efeito de "parte prática de formação", como monitorias e participação em eventos relacionados à área de formação.


Número de Alunos-Pesquisadores
A Faculdade Método de São Paulo - FAMESP poderá participar do Projeto com a quantidade inicial de 180 alunos distribuídos nas escolas da rede pública.


PARA MAIORES INFORMAÇÕES, LIGUE: (011) 5074-1010
http://www.famesp.com.br/

2 comentários:

  1. ouvi um comentário que vai ter no mês de agosto um processo para pedagogo ,bolsa 100% gratuita gostaria de saber como faço para participar e se realmente vai ter esta oportunidade ? e se tem alguma faculdade perto de Osasco ou Barueri que esteja participando deste programa ou só vale para faculdades de são Paulo

    ResponderExcluir
  2. Também, ouvi um comentário sobre bolsa 100% gratuita para pedagogos. gostaria de saber em que faculdades e se em Diadema haverá esse processo.Gostaria de saber também se o aluno que já começou e não terminou o curso de Letras, há anos pode estar participando deste processo.o que fazer para conseguir?. Obrigado.

    ResponderExcluir