domingo, 1 de outubro de 2017

EBD BETEL - Comentários Adicionais - O Deus Todo-Poderoso se revelou 01/10/2017

CLIQUE AQUI e fala download da aula COMPLETA
CLIQUE AQUI e curta nossa pagina no face




Davi sabia bastante sobre a revelação de Deus. Ele passou uma boa parte do seu tempo dedicado à composição de salmos que, na verdade, são poesias e cânticos. 

É o autor que tem o maior número de composições no livro de Salmos. Entretanto, música e poesia parecem não ser as únicas habilidades da pena de Davi. 



Em termos de teologia ele abriu o caminho para grandes servos de Deus registrarem os aspectos mais profundos da revelação bíblica. Os apóstolos escritores citaram inúmeras vezes salmos de Davi e ensinaram à igreja dos seus dias .

O apóstolo Paulo, talvez o autor cujos escritos bíblicos sejam os de maior profundidade e importância teológica que temos, foi um dos escritores que citaram salmos davídicos em seus escritos. Um dentre os muitos temas abordados pelo apóstolo em suas cartas é aquele que fala sobre a própria revelação de Deus ao homem. Paulo apresenta dois meios que Deus utiliza para se revelar. 


O primeiro se dá por meio da Criação: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas...” (Rm 1.20). 


O segundo se dá por intermédio das Escrituras: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.16,17). Os teólogos denominam esse dois meios da revelação divina de “revelação geral” e “revelação específica”, respectivamente.


1/1. A CRIAÇÃO TESTEMUNHA
SALMO 19 - TEHILIM


O Testemunho dos Céus. Os céus . . . o firmamento . . . o solCada um destes tem a sua parte na revelação do mistério da glória de Deus. Em constante revelação, de dia e de noite, a expansão dos céus revela a excelência da obra criadora de Deus. O sol surge como o membro mais importante do coro celeste, percorrendo o seu determinado caminho de testemunha, o salmista claramente considera o sol como um agente de Deus na revelação de Sua glória.

 A EXISTÊNCIA - DARWIN
A Revista Veja, de 11 de fevereiro de 2009, celebrando os duzentos anos do nascimento de Charles Darwin, publicou uma matéria insolente atacando a fé cristã. O livro de Darwin, Origens das Espécies, publicado em Londres, em 1859, falando sobre a geração espontânea e a evolução das espécies tornou-se uma crença generalizada, especialmente em alguns redutos acadêmicos. Porém no próprio livro de Darwin tem nada menos que oitocentos verbos no futuro do subjuntivo: "Suponhamos". A evolução não passa de uma suposição e absolutamente improvável


REVISTA VEJA 11/02/2009
A ciência não tem respostas para todas as perguntas. Não sabe, por exemplo, o que existia antes do Big Bang, que deu origem ao universo há 13,7 bilhões de anos. Nosso conhecimento só começa três minutos depois do evento, quando as leis da física passaram a existir. Os cientistas também não são capazes de recriar a vida a partir de uma poça de água e alguns elementos químicos – o que se acredita ter acontecido 4,5 bilhões de anos atrás. A mão de Deus teria contribuído para que esses eventos primordiais tenham ocorrido? Não cabe à ciência responder enquanto não houver provas científicas do que aconteceu. O fato é que a luta dos criacionistas contra Darwin nada tem de científica. Em sua profissão de fé, eles têm o pleno direito de acreditar que Deus criou o mundo e tudo o que existe nele.

A PRÓPRIA REPORTAGEM DA REVISTA VEJA SE CONTRADIZ QUANDO DIZ QUE A CIÊNCA NÃO SABE POR EXEMPLO O QUE DEU ORIGEM AO UNIVERSO ANTES DO BIG BANG.

1/2. DEUS É AUTO EXISTENTE
O Senhor, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz:
“Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus.  Is 44.6
1/3. DEUS CRIOU TUDO SEM SER CRIADO
Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.
Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso,e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos,quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Sl 139

Segundo Dr. Marshall Nirenberg, prêmio Nobel de Biologia, temos em nosso corpo 60 trilhões de células vivas. Em cada célula há um metro e setenta centímetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos
Não há nenhum canto do universo onde o homem
possa esconder-se de Deus. Ele é como a sombra à nossa direita. Ele não dorme nem precisa descansar. Seus olhos sempre estão atentos e toda a criação depende dele, pois ele vela por todos, em toda parte.
Porque Deus é onipotente, onisciente e onipresente, Davi compreende que não pode abrigar pecado em seu coração (Sl 139:19-24). Então, clama ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; ver se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139:23-24).
2. DEUS É ESPÍRITO, É BOM E É FIEL


Deus é Espírito" é encontrado em João 4:24: "Deus é espírito; e importa que os seus
adoradores o adorem em espírito e em verdade." Jesus disse isso a uma mulher que pensava que o local físico era importante a uma adoração apropriada de Deus.

O fato de que Deus é espírito significa que Deus Pai não tem um corpo humano. Deus Filho veio ao mundo em forma humana (João 1:1), mas Deus Pai não o fez. Jesus é singular como o Emanuel, "Deus conosco" (Mateus 1:23). Números 23:19 enfatiza a veracidade de Deus, contrastando-o com os homens mortais: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa."

Alguns questionam por que a Bíblia às vezes fala de Deus como se tivesse um corpo. Por exemplo, Isaías 59:1 menciona a "mão" e "ouvido" de Deus. II Crônicas 16:9 fala dos "olhos" de Deus. Mateus 4:4 coloca palavras na "boca" de Deus. Em Deuteronômio 33:27, Deus tem "braços". Todos estes versículos são exemplos de antropomorfismo - uma maneira de descrever Deus com termos anatômicos ou emocionais para que os seres humanos possam melhor entendê-lo. O uso de antropomorfismo, uma forma de linguagem figurativa, não significa que Deus tenha um corpo real.

Dizer que Deus é espírito é dizer que Deus Pai é invisível. Colossenses 1:15 chama Deus de o "Deus invisível." I Timóteo 1:17 louva a Deus dizendo: "Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!"

Embora Deus seja espírito, Ele também é um ser vivo e pessoal. Como tal, podemos conhecê-lo pessoalmente. Josué 3:10 fala de Deus desta maneira, dizendo: "Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós." Salmo 84:2 declara: "O meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo."


3. O AMOR DE DEUS
O amor de Deus é maior que nossos pecados.
1.O amor, a apologética final – Dr. Francis Schaeffer afirma que o amor é
a apologética final, o argumento irresistível: “Nisto conhecerão todos que sois meus
 discípulos, quando tiverdes amor uns pelos outros”.
a)O amor é o maior de todos os mandamentos (Lc 10:27) – Amar a Deus e ao próximo é
o maior de todos os mandamentos.
b) O amor é o cumprimento da lei (Rm 13:8-10) – O amor é o cumprimento da lei. Quem ama a Deus não tem outros deuses, não faz imagens de escultura, não toma o seu nome em vão e não profana o seu dia. Quem ama o próximo honra pai e mãe, não mata, não adultera, não rouba, não difama nem cobiça).
2. O amor, o check-up necessário – Qual foi a última vez que você fez um check-up? Qual foi a última vez que você pôs o prumo de Deus em sua vida? Qual foi a última vez que você avaliou sua vida à luz do amor ao próximo?
3. O amor, o oxigênio do Reino de Deus – Juan Carlos Ortiz diz que o amor é o sistema circulatório do Corpo de Cristo. O cristão é conhecido não apenas pela sua teologia, mas sobretudo pelo seu amor.
4. O amor, a essência da vida cristã – O amor é a prova da maturidade cristã. Paulo sempre destacava as três virtudes cardeais do cristianismo: a fé, a esperança e o amor, mas o amor é o maior destes.
a) O amor é mais importante do que o conhecimento (1 Co 8:1-3) – o amor edifica, mas o conhecimento ensoberbece.
b) O amor é mais importante do que os dons espirituais (1 Co 13:1-3) – Línguas, profecias, sinais – tudo passará, mas o amor subsistirá eternamente.
c) O amor é mais importante do que a caridade e o martírio (1
Co 13:1-3) – Ainda que eu dê todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada serei.



Creditos – Pastor Hernanes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário