domingo, 15 de janeiro de 2017

EBD BETEL - Lição 04 - Lições que aprendemos com as gerações passadas 22/01/2017

Texto Áureo 
“Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Rm 15.4 


Verdade Aplicada 

Aprender mais sobre Deus é uma tarefa diária, desafiadora e primordial. 

OBJETIVOS DA LIÇÃO
* Ensinar qual a metodologia do aprendizado divino;
* Mostrar os caminhos traçados por Deus e Seus propósito para o Seu povo;
Explicar que a oportunidade desperdiçada pelos pais estava sendo dada ao filhos

GLOSSÁRIO
Extirpar: Destruir totalmente; arrancar pela raiz;
Prevaricar: Não cumprir, por interesse ou má-fé, os deveres inerentes a um cargo; proceder mal
Sequela: Sucessão de fatos ou coisas; série; efeitos de doença ou lesão.

Textos de Referência Dt 8.1-3
Dt 8.1 - Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os fazer, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossos pais.
Dt 8.2 - E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te tentar, para saber o que estava no teu coração, se guardaria os seus mandamentos ou não.
Dt 8.3 - E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram, para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.




INTRODUÇÃO 

A história da humanidade está repleta de exemplos bons que podemos seguir e de maus que devemos descartar. Se a Palavra de Deus nos alerta sobre os perigos da vida é porque Deus está a nos privar de seus embaraços. 


1. FRACASSOS VERSUS VITÓRIAS 

Durante quarenta anos, desde a saída do Egito, o povo prevaricou contra Deus e, por isso, foi provado e reprovado diante de Deus. Agora, os filhos dessa geração dizimada pela ignorância são alertados para não cometer os mesmos erros de seus pais. 


1.1 Uma nova mentalidade 

Durante quatrocentos e trinta anos esse povo esteve sob o pesado jugo dos egípcios e acostumado a viver como escravo. Com mão forte, Deus os libertou através da instrumentalidade de Moisés, apresentando-se com sinais, maravilhas e prodígios, para que confiassem nEle como seu Deus e em Suas palavras como uma verdade universal (Êx 12. 4-42). Deus estava começando do zero, mas, para isso, eles deveriam, em suas mentes, libertar-se de um passado de opressão e aceitar a nova vida. Seu pior problema, como já vimos, não foi sair do Egito, mas, sim, o Egito sair de dentro deles (Rm 12.2)

1.2 A nova vida exigia obediência 
A escravidão havia deixado marcas indeléveis na vida daquela geração. Eles nasceram e cresceram sem qualquer perspectiva de uma vida de paz. Eram medrosos e a única esperança que tinham era a promessa feita a Abraão (Gn 15.13-15). Para que essa geração lograsse sucesso, deveriam seguir passo a passo o caminho pelo qual Deus os conduziria, e, através desse novo relacionamento, eles amadureceriam na fé e se tornariam propriedade exclusiva de Deus (Dt 7.6-9). Deus não os levou pelo caminho mais longo para maltratá-los, mas para aperfeiçoá-los na fé e tornar-se mais íntimo deles. Deus tem um modo especial de falar conosco e a imapciêcia pode desestabilizar nossa visão do amanhã. Sejamos sempre confiantes e pacientes.

1.3 Dependência e gratidão
Qual seria o sentimento de gratidão por alguém que nos livrasse de mais tratos, vergonha e escravidão? Como nosso coração deveria reagir diante de tão grande ato de misericórdia? O que Deus esperava era que esse povo compreendesse que seus amigos foram todos dizimados, que agora eram livres e deveriam seguir em frente para um recomeço (Fp. 3.13-14). Moisés chamam os filhos de Israel e fala sobre a importância de se guardar o mandamento. Depois revela quatro coisas importantes  que ocorreria se assim o fizessem: viveriam; multiplicar-se-iam; entrariam na terra da promessa; e possuiriam a terra ((Dt 8.1)  


2. CAMINHOS SEGUROS 

Só havia uma atitude a ser tomada pelo povo de Israel ao deixar o Egito: confiar em Deus. Eles estavam diante do novo e o novo sempre nos remete à curiosidade e ao medo acerca do amanhã. 


2.1 Aperfeiçoar e não reprovar 

Deserto não significa rejeição, nem tampouco morte. A próxima geração deveria entender porque Deus conduziu seus pais ao deserto. Deveriam compreender que o propósito original era honrá-los diante de todos os povos, mas para isso deveriam desporjar-se de toda contaminação do Egito, principalmente de suas mentalidades escravas. Eles foram reprovados porque, mesmo estando com Deus e sendo livres do corpo, estavam presos na alma e sentiam-se tentando a retornar para a lama da qual foram libertos (Nm 11.4-6; 14.4)

2.2 A motivação dos corações 
Deus sempre soube o que estava acontecendo no coração daquele povo (Dt 82.). Ele sempre conhece a nossa motivação. Não adianta pregar um discurso e praticar outro. Deus não resgatou aquele povo do cativeiro para colocá-los em outro. Ele tinha a intenção de trazer à tona tudo que estava em seus corações e mostra-lhes como se portavam  diante dEle. Ele faz isso ainda hoje. Para toda a secura de nossas vidas existe um propósito. Aquela geração foi reprovada porque apenas caminhou com Deus, mas nunca realmente se filiou a Ele (Sl 106.13-15)

2.3 Uma desintoxicação em suas almas
Durante quarenta anos o cardápio foi o maná (Dt 8.3). Mas nos é dito que nem eles, nem seus pais conheceram o significado daquilo que comiam, O maná vinha direto da mesa de Deus. É chamado de "o pão dos poderosos" (Sl 78.25). Deus tirou algo de Sua mesa para purificá-los, mesmo assim, por não entender a grandeza do suprimento divino, eles o chamaram de "pão vil" (Nm 21.5). Essa geração nos ensina que podemos estar provando de algo divino e não dar valor algum por não saber discernir o que vem da mesa do Senhor. Existem alimentos espirituais que desejamos não ingerir, que, embora pareçam aos nossos olhos como "vis", na verdade são fontes purificadoras, criadas por Deus para extirpar as sequelas deixadas pela escravidão. 


3. APRENDENDO COM OS ERROS DO PASSADO 

Por causa de sua incredulidade, uma geração inteira foi condenada a andar errante durante quarenta anos no deserto sem chegar a lugar algum. Eles se tornaram exemplos e seus filhos deveriam aprender a desviar-se desse legado. 


3.1 Uma geração foi condenada por causa da incredulidade 
A ausência de fé desagrada a Deus (Hb 11.6). Esse foi o ápice da reprovação da geração que deixou o Egito em busca da sonhada terra de Canaã. Eles viram a novidade da terra e a grandeza de Deus, mas infelizmente, acharam que os gigantes eram maiores que o seu Deus, se inferiorizando diante da situação(Nm 13.33). Por causa da péssima influência de seus irmãos (Nm 13.30-32), Josué e Calebe, mesmo tendo a fé exigida por sentenciados a andar errantes pelo deserto. Moisés alerta a nova geração e afirma que a vida não se resume no que vemos, mas no que ouvimos da boca de Deus (Dt 8,3b).


3.2 Não faltou milagre nem provisão 
O ciclo vivido pela geração passada se findou e agora seus filhos iniciaram um novo. Moisés lista uma série de acontecimentos que marcaram a geração passada e ente eles está a provisão no deserto (Dt 8.4). Nunca faltou pão, a roupa nunca envelheceu. Deus sempre nos dará o que necessitamos, não o que desejamos. O deserto é uma escola livre de ostentações, onde a dependência é a lição principal. No deserto, Deus faz milagres, mas milagres necessários. Para chegar à Terra Prometida, é preciso atravessar o deserto.

3.3 Alertando a nova geração 
O sinal de alerta para a geração que herdaria a terra da promessa foi acionado. A terra era a mesma, mas os herdeiros eram outros. A lição era tomar o fracasso como exemplo e seguir pelas coordenadas divinas (Dt 8.3). Eles deveriam olhar para trás, não com tristeza ou saudosismo, mas observando como seus amigos, irmãos e parentes foram abatidos em quarenta anos. O alerta era mudar de mentalidade, para não sofrer a mesma sentença. Eles deveriam refletir e entender que lhes estava sendo dada a oportunidade que seus pais desperdiçaram. Deveriam lembrar que seus pais não morreram escravos do Egisto, mas de si mesmos, quando ainda era livres (Êx 14. 11-12).


CONCLUSÃO 

Não podemos jamais nos esquecer de quem é Deus e de como Ele age em nossas vidas. Não podemos viver repetindo os mesmos erros, nem tampouco viver desperdiçando as maravilhosas oportunidades que o Senhor Deus nos dá.

QUESTIONÁRIO
1. Qual foi o pior problema dos filhos de Israel?
2. O que aconteceria se Israel guardasse os mandamentos de Deus?
3. Qual foi o cardápio de Israel durante os quarenta anos no deserto? 
4. O que desagrada a Deus?
5. Qual era a lição para a nova geração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário