domingo, 21 de junho de 2015

EBD Editora Betel - COMENTÁRIOS ADICIONAIS Lição 13 - Os aspectos da vida de Moisés - Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical Comentada - “Os aspectos da vida de Moisés”
COMENTÁRIOS ADICIONAIS - Lição 13 - 28 de Junho de 2015

Texto Áureo
“Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas?” Êxodo 15.11


Introdução

Encerramos mais um trimestre e foi maravilhoso estudar sobre a vida de Moisés, COMECE SUA AULA fazendo um agradecimento especial aos seus alunos, um breve resumo de tudo que aprenderam e que hoje a lição é sobre pontos de destaque da vida e caráter de Moisés. Boa Aula!

1. As qualidades de um homem trabalhado por Deus

1.1 Um homem de renúncias


QUAL O SIGNIFICADO DE RENÚNCIA?


Renúncia 1 Ato ou efeito de renunciar. 2 Abjuração, desistência, recusa, rejeição. 3 Espírito de sacrifício; abnegação. Direito Ato pelo qual a pessoa desiste voluntariamente de cargo público de que se achava investida. 

Moisés (em hebraico “Moshe”) foi o maior profeta, líder e mestre que o judaísmo já conheceu. Moisés é descrito como a única pessoa que conheceu Deus “face-a-face”, e o único ser humano que “conversou” com Deus diretamente, em linguagem simples, não através de visões e sonhos, como com outros profetas e porque este grande homem decidiu renunciar sua própria vida em prol de uma causa, em benefício de um povo?


Poderá a renúncia nos levar aos alto lugares?

A história de Moisés nos revela que é possível alcançar os altos lugares, a jornada deste homem de Deus nesta terra foi brilhante, de entrega total a Deus. Moisés renunciou:
  • Poder, quando rejeitou o título de Príncipe do Egito
  • A riqueza que o cargo lhe oferecia
  • À família, porque partiu com os Hebreus rumo a terra prometida
  • Numa entrega precedente por duas vezes, passou 40 dias ouvindo Deus no Monte Sinai, sem pão e sem água, um jejum real, quando desceu um brilho divino em sua face, assim que um encontro com Deus nos deixa.
A Presença de Deus na vida de uma pessoa muda sua história e sua vida.


Para alcançar algum objetivo, você deverá RENUNCIAR algo. Renunciar é deixar para trás.

Para você cursar uma faculdade, é necessário deixar seu tempo de descanso e de lazer. Se você trabalha, a renúncia deve ser ainda maior, pois você acabará deixando até seu tempo reservado ao sono para realizar atividades propostas pelos professores.

Se você deseja juntar dinheiro para investir em algo, às vezes é necessário renunciar alguns desejos para alcançar o seu objetivo.

Para você estudar a Palavra de Deus, é necessário renunciar a um filme que queria assistir. Para você visitar uma pessoa, é necessário renunciar a um momento com a sua família.

Para adquirir a vida eterna, é necessário que você negue a sua própria vida por amor a Jesus, como Ele mesmo disse e está escrito em Lucas 9:23. Nesse versículo, renunciar significa esquecer os interesses próprios.

Lucas 9:23 - “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

Guarde isto em seu coração: Se a renúncia se tornou pesada para você, significa que você perdeu o foco e não consegue mais ver a vitória.


O povo de Israel permitiu que a renúncia se tornasse pesada para ele quando olhou para o que havia renunciado, mas Moisés não! Ele renunciou e foi por uma decisão pessoal, por amor a Deus, por amor a um povo que não merecia sua dedicação e seu amor.

O desafio da Renúncia através da oração


Não hesite em buscar a Deus, LUTE EM ORAÇÃO

As orações de Moisés também nos ensinam muito. Ele queria mais de Deus e sabia que sem o Eterno não havia vitória. 

"Se não fores conosco, não nos envies." 

"Peço­ que me mostres a tua glória." 

As respostas de Deus nos apresentam a fidelidade Dele com o seu Servo.

 "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome." 

"Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso." 

"Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver­me e continuar vivo."


Não fique imobilizado diante da Grandeza do Problema, RENUNCIA EXIGE CORAGEM


Tanta intimidade com Deus trouxe proteção do Eterno para o líder dos israelitas. Mas também, Moisés seguiu o conselho do salmista. Fez das asas do Senhor o seu abrigo, o seu lugar seguro. 

Deus livrou Moisés dos ataques de Faraó, da inveja e da língua do povo e de seus irmãos Miriã e Aarão e ainda depois de morto, teve o corpo guardado pelo Senhor. Moisés foi além dos altos lugares. 

Moises escolheu antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.


1.2. Um homem de sensibilidade e justiça.

Como pode um homem ser justo diante de Deus?

Como pode alguém ter senso de justiça? "E em sua vida, o que mais você deseja?
O que alguém ganha por todos os dias simplesmente fazer o bem, ser justo? 
O que alguém ganha por abençoar a vida de alguém no anonimato?
Vai ficar rico?
Vai ficar famoso?
Ou simplesmente vai continuar no anonimato e ganhar o que com isso?

Um bom momento para fazer uma dinâmica com a classe, mostre se possível o vídeo abaixo, divida a classe em duplas e peça que eles discutam entre si a seguinte pergunta:

O que você ganharia por fazer o bem a alguém sem ganhar nada em troca?

Mostre esse vídeo ao seus alunos:

Moisés mostrou amor aos israelitas. Eles sabiam que Deus usava Moisés para guiar Seu povo e, por isso, recorriam a ele para lidar com diversos problemas. A Bíblia diz que o povo ficava diante de Moisés, “desde a manhã até à noite”. Ex 18 Imagine como devia ser cansativo para Moisés ouvir os israelitas falarem de seus problemas durante horas! Mas Moisés tinha prazer em ajudar as pessoas que ele amava.

Além de ouvir essas pessoas, Moisés também orava por elas. Ele orou até mesmo por aqueles que o prejudicaram! Por exemplo, quando a irmã de Moisés, Miriã, falou contra ele, Deus a fez ficar com lepra. Mas, em vez de ficar contente com essa punição, Moisés imediatamente intercedeu por ela. Nm 12.13

Podemos imitar a Moisés por desenvolver profundo amor por Deus. Esse amor nos motiva a obedecer seus mandamentos “de coração”. Rm 6.17 Nossa obediência alegra o coração de Deus. Pv 27.11 Também alegra a nós mesmos. Afinal, quando servimos a Deus por amor verdadeiro, temos prazer em fazer o que é certo. — Sl 100.2
Outra maneira de imitarmos a Moisés é desenvolver amor abnegado por outros. Quando amigos e familiares vêm nos contar seus problemas, o amor nos motiva a:

1 - Dar atenção sincera; 
2 - Ter empatia, ou sentir o que eles sentem; e 
3 - Mostrar que nos importamos com eles.


1.3 A paciência na obscuridade.

Quando parece que Deus "fica em silêncio"

A graça de Deus nos capacita a enfrente o sofrimento, a vida é a professora mais implacável: primeiro dá a prova, e depois a lição. 

C. S. Lewis disse que “Deus sussurra em nossos prazeres e grita em nossas dores”. Paulo fala sobre um sofrimento que muito o atormentou: o espinho na carne. Depois de ser arrebatado ao terceiro céu, suportou severa provação na terra. Há um grande contraste entre estas duas experiências de Paulo. Ele foi do paraíso à dor, da glória ao sofrimento. Ele experimentou a bênção de Deus no céu e bofetada de Satanás na terra. Paulo tinha ido ao céu, mas agora, aprendeu que o céu pode vir até ele.


Charles Stanley em seu livro Como lidar com o sofrimento, sugere-nos algumas preciosas lições.

Em primeiro lugarhá um propósito divino em cada sofrimento (2Co 12.7). Há um propósito divino no sofrimento. O nosso sofrimento e a nossa consolação são instrumentos usados por Deus para abençoar outras vidas. Na escola da vida Deus está nos preparando para sermos consoladores. 
Jó morreu sem jamais saber porque sofreu. 
Paulo rogou ao Senhor três vezes, antes de receber a resposta. O que Paulo aprendeu e que nós também precisamos aprender é que quando Deus não remove “o espinho”, é porque tem uma razão. 
Deus não permite que soframos só por sofrer. Sempre há um propósito. O propósito é não nos ensoberbecermos.

Em segundo lugaré possível que Deus resolva revelar-nos o propósito de nosso sofrimento (2Co 12.7). No caso de Paulo, Deus decidiu revelar-lhe a razão de ser do “espinho”: evitar que ficasse orgulhoso. Quando Paulo orou nem perguntou por que estava sofrendo, apenas pediu a remoção do sofrimento. 
Não é raro Deus revelar as razões do sofrimento. Ele revelou a Moisés a razão porque não lhe seria permitido entrar na Terra Prometida. Disse a Josué porque ele e seu exército haviam sido derrotados em Ai. O nosso sofrimento tem por finalidade nos humilhar, nos aperfeiçoar e nos usar.

Em terceiro lugaro sofrimento pode ser um dom de Deus (2Co 12.7). Temos a tendência de pensar que o sofrimento é algo que Deus faz contra nós e não por nós. Jacó disse: “Tendes-me privado de filhos; José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! Todas estas cousas me sobrevem” (Gn 42.36). A providência carrancuda que Jacó pensou estar laborando contra ele, estava trabalhando em seu favor. O espinho de Paulo era uma dádiva, porque através desse incômodo, Deus o protegeu daquilo que ele mais temia – ser desqualificado espiritualmente.

Em quarto lugarDeus nos conforta em nossas adversidades (2Co 12.9). A resposta que Deus deu a Paulo não era a que ele esperava nem a que ele queria, mas era a que ele precisava. Deus respondeu a Paulo que ele não estava sozinho. Deus estava no controle de sua vida e operava nele com eficácia. Precisamos compreender que Deus está conosco e no controle da situação. Precisamos saber que Deus é soberano, bom e fiel. Jó entendeu isso: “Eu sei que tudo podes e ninguém pode frustrar os teus desígnios”.

Em quinto lugarpode ser que Deus decida que é melhor não remover o sofrimento (2Co 12.9). De todos, esse é o princípio mais difícil. Quantas vezes nós já pensamos e falamos: “Senhor por que estou sofrendo? Por que desse jeito? Por que até agora? Por que o Senhor ainda não agiu?”

  • Joni Eareckson ficou tetraplégica e numa cadeira de rodas dá testemunho de Jesus. 
  • Fanny Crosby ficou cega com 42 dias e morreu aos 92 anos sem jamais perder a doçura. Escreveu mais de 4 mil hinos. 
  • Dietrich Bonhoeffer foi enforcado no dia 9 de abril de 1945 numa prisão nazista. 

Se Deus não remover o sofrimento, ele nos assistirá em nossa fraqueza, nos consolará com sua graça e nos assistirá com seu poder. A graça de Deus nos capacita a lidar com o sofrimento, sem perdermos a alegria nem a doçura (2Co 12.10) .


2. Moisés, um homem de feitos extraordinários.


2.1. Trevas palpáveis.



Deus usou Moisés para endireitar os caminhos tortos 
Caminho torto fala de duplicidade, hipocrisia, e desonestidade – Muitas pessoas são impedimentos para a manifestação de Cristo, porque têm vida dupla. São uma coisa na igreja e outra em casa.
Deus usou Moisés para aplainar os caminhos escabrosos
Caminho escabroso fala de algo que está fora do lugar – Há algo fora do lugar em sua vida: vida devocional? Namoro? Casamento? Dinheiro? Dízimo?
A NONA PRAGA - A PRAGA DA ESCURIDÃO
A Praga das Trevas veio quando Moisés estendeu a Mão em direção ao Céu, a escuridão predominou sobre todo o Egito com exceção a terra de Gósen. Ninguém poderia ver ninguém em tão densas trevas. Com receio de se perder ou se machucar o povo ficou parado 03 dias enquanto durou as trevas

Mesmo diante desse sinal faraó com o coração endurecido decidiu fazer barganha com Moisés Êx. 9: 24 Então mandou Faraó chamar Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem os vossos rebanhos e o vosso gado; mas vão juntamente convosco os vossos pequeninos.

Diante dos prejuízos obtidos com as pragas anteriores quando o rebanho do Egito foi praticamente extinto, Faraó estava interessado no rebanho que havia sido poupado durante as pragas, pelo Deus Vivo. Ora sem o rebanho o povo Hebreu não teria como ofertar ao Deus da Luz, o Deus Vivo e Eterno.
                        
Moisés foi taxativo com Faraó:  Êx. 9: 25- Moisés, porém, disse: Tu também nos tens de dar nas mãos sacrifícios e holocaustos, para que possamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus.

26 E também o nosso gado há de ir conosco; nem uma unha ficará; porque dele havemos de tomar para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá.

Faraó ficou com o coração endurecido e não deixou o povo partir para adorar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E por conseqüência disso Moisés estendeu a mão ao céu sob as ordens de Deus, e vieram as Trevas, os meios que Deus utilizou para trazer essa praga, é tema de debate e teorias.

Há várias teorias para a Escuridão no Egito, alguns alegam erupção vulcânica, outros poeira do Deserto, entre outras teorias. Todavia o que sabe é que o território de Gósen não foi afetado, e a duração da escuridão foram três dias, o que não deixa de ser um Fenômeno Natural administrado pelo Poder de Deus.  

A Divindade Pagã Humilhada foi principalmente Rá, o deus Solar





2.2. O sangue nos umbrais da porta.




Em Êxodo 12 temos o relato da última praga enviada sobre o Egito e uma das maiores figuras da redenção das Escrituras. A páscoa era o sacrifício de um cordeiro no lugar do primogênito. Não somente a natureza da morte substitutiva de nosso Senhor foi ilustrada, mas também muitos detalhes da redenção foram trazidos á luz. O melhor de tudo é que o apóstolo Paulo não deixou lugar para que ninguém questionasse a intenção divina de fazer deste evento uma figura da salvação através de Cristo (I Coríntios 5:7).
UM NOVO COMEÇO – VERSÍCULOS 1-2
O mês da páscoa era a marca de um novo começo para Israel. Dali em diante, este mês, que vinha sendo o sétimo mês do ano velho, passaria a ser o primeiro do novo ano sagrado de Israel. Vários pensamentos nos vêm a mente aqui:

A. Nosso calendário conta os anos a partir do nascimento de Cristo. Ele é o ponto focal da história.
B. A redenção é um novo começo na vida do povo de Deus. É a libertação da escravidão criada pelo mundo, a carne e o diabo (II Coríntios 5:17, Efésios 2:1-5).
O CORDEIRO – VERSÍCULOS 3-6
O Cordeiro de Deus – João 1:29

O sacrifício para a páscoa deveria ser um cordeiro. Este animal com sua natureza branda e inofensiva é freqüentemente usada nas Escrituras como uma figura de Cristo Jesus (Isaías 53:7, Gênesis 22:8). O cordeiro tinha que ser um macho de um ano. Ele deveria ser sem mácula assim sendo um tipo apto do Cordeiro de Deus (I Pedro 1:18-19).

Este cordeiro tinha que ser separado no décimo dia do mês e morto no décimo quarto dia do mesmo mês. Isto nos lembra que nosso Senhor viveu e morreu dentro dos dias planejados anteriormente por Deus (Gálatas 4:4-5). Ninguém poderia apressar a Sua morte (Mateus 2:13), mas Ele rendeu a Sua vida no devido tempo (Lucas 23:46).

Cordeiro Separado
Por que o cordeiro era separado entre o décimo e o décimo quarto dia? Não era porventura para constatar que não havia nele nenhum defeito? Nosso Senhor viveu trinta anos sobre a terra antes mesmo que o Seu ministério público começou. No fim deste período Deus declarou que Ele era imaculado (Mateus 3:16-17). A morte de Cristo não teria significado se Sua pureza pudesse ser questionada. O ultimo Adão foi testado e aprovado em todos os sentidos (Hebreus 7:26).

Redenção Individual
Nas Escrituras, os sacrifícios nunca foram oferecidos para as pessoas em geral, mas antes para alguns em particular. O pecador era identificado com e representado pelo sacrifício antes mesmo que este fosse oferecido (Levítico 1:1-15). Mesmo no grande dia de expiação, o sacrifício e o bode emissário era para a nação da aliança e não para os outros povos habitantes de Canaã (Levítico 16:15-16 e 20–22). Sendo assim, não é surpresa aprender em Êxodo 12 que o cordeiro era sacrificado e comido por um povo escolhido diante mão.
Cristo veio morrer por aqueles que são especialmente amados pelo Pai. Estes foram escolhidos para serem abençoados em Cristo Jesus que, como o fiador deles, os representaria na cruz (Efésios 1:3-4). Seus nomes foram, desde a eternidade, colocados no livro da vida (Apocalipse 17:8) como aqueles por quem Cristo morreria (Apocalipse 13:8). Como um pastor, Ele daria a Sua vida por estes (João 10:11). Aqueles que foram escolhidos em Cristo participarão dos benefícios de Sua obra salvadora (Atos 13:48, II Timóteo 1:9, Romanos 8:32-34).

Nós nos referimos a este propósito eterno de Deus como sendo a "Aliança da Graça". Esta aliança é feita entre as pessoas da Trindade e diz respeito à salvação daqueles entregues a Cristo pelo Pai (João 6:37, 17:9). Essas pessoas da aliança são tipificadas em Israel. Note que enquanto todo Israel tinha um cordeiro (versículo 6), todos os Egípcios, que representam o mundo, perderam seus primogênitos (versículo 29).

O Cordeiro Sacrificado
"Porque o salário do pecado é a morte...". Ou o cordeiro, ou o primogênito deveria morrer. Cristo é o nosso substituto e a nossa páscoa (I Coríntios 5:7). Ele levou a culpa dos nossos pecados, e, pela fé, nós somos revestidos da Sua justiça (II Coríntios 5:21).

A Suficiência do Cordeiro
Aqueles que confiam em Cristo encontram um perfeito e completo Salvador. Em alguns casos, o número de pessoas numa casa era pequeno demais para o cordeiro, mas o cordeiro nunca era pequeno demais para a casa. Cristo pode salvar perfeitamente todos aqueles que venham a Ele pela fé (Colossenses 2:9-10).
Antes de encerrarmos nosso estudo dos versículos 3 a 6, devemos notas que embora milhares de cordeiros morressem, a palavra "cordeiro" está sempre no singular. Isso não enfatiza a idéia de que somente um cordeiro é quem poderia realmente levar os pecados? Estes "muitos" simplesmente apontavam para aquele "único".
 O SANGUE – VERSÍCULO 7
Não era suficiente apenas a morte do cordeiro. O sangue deveria ser aplicado á porta a fim de que tudo atrás dela fosse salvo. Quando o anjo da morte passou, não foram as boas obras da família, mas o sangue nas ombreiras da porta que os salvou (versículo 13).

Note que o sangue foi aplicado na verga e em ambas as ombreiras. Nenhum sangue foi aplicado ao chão, pois pisar e desprezar o sangue de Cristo é provocar a ira de Deus (Hebreus 10:29).
O CORDEIRO CONSUMIDO – VERSÍCULOS 8-11
Todos aqueles para quem o cordeiro foi morto, comeram dele. O cordeiro deveria ser completamente assado e nenhum outro método de preparação poderia ser utilizado. 
A PASSAGEM – VERSÍCULO 12
Os Egípcios representam todos no mundo que, sem Cristo, irão finalmente sofrer o julgamento de Deus. 
PASSAR SOBRE – VERSÍCULO 13
Nenhum dos primogênitos de Israel morreu. O sangue ficou entre eles e o anjo da morte. Da mesma forma, nós somos salvos porque Cristo derramou seu sangue pelos nossos pecados, tornando-se assim a nossa páscoa (I Coríntios 5:7). Nós somos tão culpados quanto o mundo, mas o sangue de Cristo nos justifica de todo pecado (Romanos 5:9) e clama por misericórdia (Hebreus 11:24).
UM MEMORIAL – VERSÍCULO 14
A festa da páscoa era para ser comemorada anualmente como um memorial. Desta maneira o evangelho continuou a ser proclamado em figura. Do mesmo modo a Ceia do Senhor tem o mesmo propósito hoje em dia. A páscoa apontava para Cristo, que viria morrer pelos nossos pecados, enquanto a ceia aponta para o Salvador que veio e morreu (I Coríntios 11:26).

DEUS MANTÉM SUA PALAVRA – VERSÍCULOS 29-36
Uma dependência absoluta pode ser colocada na Palavra de Deus. Tudo aconteceu como Deus havia prometido. O julgamento veio, Israel foi empurrado para fora do Egito mas saiu com grande riqueza (Gênesis 15:13-14).
DEIXANDO O EGITO – VERSÍCULOS 37-39
Cerca de dois milhões de pessoas marcharam para fora do Egito sendo apressados pelos Egípcios que temiam para Israel ficar por mais algum tempo (versículo 33). É difícil para nós imaginarmos como foi tal situação. Somente a intervenção de Deus através das pregas é que poderia preparar os nervos de Israel para este momento, e somente a fé poderia sustentá-los. Não é difícil imaginar a murmuração que ocorreu após alguns dias quando muitos começaram a imaginar se eles estavam ou não em uma viagem insana. Somente a fé é contente em seguir Deus e confiar nEle para suprir todas necessidades.

Acrescentando as dificuldades enfrentadas por Moisés, era a presença de uma multidão mista que acompanhou Israel na saída do Egito. Este grupo possivelmente continha escravos e Egípcios descontentes que estavam alegres por ter a chance de deixarem o Egito. Quando Satanás não consegue manter os remidos no Egito, ele envia uma multidão mista para Canaã. Muito dos problemas e do mundanismo na igreja, tem sua origem neste tipo de pessoas (Números 11:4). Eles professam seguir a Cristo, mas tem saudades e desejos do mundo.

UMA NOITE PARA SER RECORDADA – VERSÍCULOS 40-42
A páscoa e o êxodo permanecem como um testemunho do poder de Deus para libertar Israel e como uma figura da redenção em Cristo.


2.3. O dedo de Deus.

“Isto é o dedo de Deus” (Êx 8.19)

3. Moisés, apenas um homem.


3.1. Os descontroles emocionais de Moisés.

Ah... o descontrole emocional! Como ele tem prejudicado a vida de tantas pessoas.

Moisés Tropeça. 

A Situação
Foi enquanto Israel acampava em Cades, provavelmente no 40.° ano das suas peregrinações, que Moisés cometeu um grave erro. A consideração deste incidente magnifica aos nossos olhos que Moisés não somente se encontrava numa posição grandemente privilegiada, mas também tinha uma responsabilidade muito pesada perante Deus, como líder e mediador da nação. Por causa duma escassez de água, o povo começou a altercar amargamente com Moisés, culpando-o de tê-los conduzido para fora do Egito a um ermo árido. Moisés aguentara muito, suportando a perversidade e a insubordinação dos israelitas, compartilhando as dificuldades deles, e intercedendo por eles quando pecavam, mas então, momentaneamente, perdeu a sua mansidão e seu temperamento brando. 

A Ira
Exasperados e amargurados em espírito, Moisés e Arão ficaram diante do povo, assim como Deus ordenara. Mas, em vez de chamar atenção para Deus como o Provisor, eles falaram duramente ao povo e chamaram atenção para si mesmos, Moisés dizendo: “Ouvi, agora, rebeldes! É deste rochedo que faremos sair água para vós?” Daí, Moisés golpeou o rochedo, e Deus fez sair água dele, suficiente para a multidão e seus rebanhos. Mas Deus desagradou-se da conduta de Moisés e de Arão.

O Resultado
Eles haviam falhado na sua responsabilidade primária, a saber, de magnificar o nome de Jeová. Tinham “faltado ao dever” para com Deus, e Moisés ‘falara precipitadamente com os seus lábios’. Mais tarde, Deus decretou: “Visto que não mostrastes fé em mim para me santificar diante dos olhos dos filhos de Israel, por isso não levareis esta congregação à terra que lhes hei de dar.” — Nm 20. 1-13 Dt 32.50-52


3.2. O sábio sabe o limite do tempo.



"Antes de jogar palavras ao vento, lembre-se que o vento pode soprar em você."
As quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado.
Aquela geração que saiu do Egito viu grandes milagres. Foi o povo que mais viu os prodígios de Deus, mas de toda aquela multidão que saiu do Egito, apenas dois homens entraram na Terra Prometida. Os demais ficaram prostrados no deserto (Número 24:26).
Os crentes de Corinto estavam cometendo os mesmos pecados que levaram o povo de Israel a ficar prostrado no deserto: 1) Cobiça (10:6); 2) Idolatria (10:7) – Êxodo 32; 3) Imoralidade (10:8) – Números 11:4ss; 4) Por Deus à prova (10:9); 5) murmuração contra Deus (10:10; 2 Coríntios 12:20-21). Paulo certamente estava se lembrando de alguns acontecimentos ocorridos com o povo no deserto: o bezerro de ouro, o anseio pelas comidas do Egito, a imoralidade geral com as filhas dos moabitas e a história da serpente de bronze.
Estes tipos de pecados eram tão sérios que alguns morreram por causa deles (1 Coríntios 11:29-31), e que aqueles que neles permanecerem não entrarão na Terra Prometida. Paulo não está falando da perda da salvação, mas na desqualificação (9:27), na desaprovação de Deus que lhes impossibilitaria de receber qualquer recompensa.
Os pecados da igreja são mais sérios do que os pecados dos israelitas que estavam sob a lei: primeiro, porque temos o exemplo deles para nos advertir; segundo, porque estamos debaixo da graça.
1) Façam tudo para a glória de Deus (10:31) 
2) Procurem em tudo serem agradáveis a todos (10:33) – sem reclamar os meus direitos;
3) Busquem o interesse de muitos (10:33) – não o meu bem-estar ou a minha satisfação pessoal;
4) Busquem a salvação de muitos (10:33) – sem ficar preocupado com a minha salvação pessoal;
5) Sejam imitadores de Cristo (11:1), seja humilde – sem promover a minha reputação.



3.3. Toda capacitação vem de Deus.


Todo homem de Deus:
  • Tem equilíbrio
  • Gosta de desafios e obstáculos
  • Sabe cair 
  • Só anda pra frente

Conclusão

Pastores Americanos fizeram o vídeo abaixo traduzido neste texto, COMO PODE UM HOMEM SER JUSTO DIANTE DE DEUS?

"Como pode um homem ser justo diante de Deus? O que pode remover meus pecados? O que pode remover meus pecados? E eu falava: “Nada” O que pode remover meus pecados? “Nada…” “Nada além do sangue de Cristo.” Nada além do sangue de Cristo. Esse é o único caminho. Os nossos pecados foram atribuidos a Cristo, tudo foi cobrado na Sua conta e Ele pagou na íntegra. Ele realmente fez isso! Ele realmente levou os seus pecados e os meus pecados. Se você é um filho de Deus, Ele realmente levou todos os pecados em Seu próprio corpo na cruz. Os seus pecados não estão voando pelo ar. Você imagina as coisas mais perversas que você já fez, amados, os seus pecados não estão voando pelo ar. Os seus pecados caíram sobre Jesus Cristo e Ele pagou na íntegra! Essa é a unica maneira de ser achado justo diante de Deus.
Considere o Cordeiro de Deus em Sua ressurreição, Levantado com grande poder! não há força muscular, nenhuma força mecânica, nenhuma potência elétrica, nenhuma energia nuclear, que poderia tê-lO ressuscitado da morte, e esse mesmo poder está em você.
Eu não sou mais um criminoso debaixo da ira de Deus, que destá diante de um juiz furioso. Eu sou um filho que foi adotado por uma família. Você tem que lançar mão do fato de que você está em uma nova posição. Você está em uma posição de graça. Você é um filho.
Lembre-se que uma coisa surpreendente é que você não está realmente debaixo de um julgamento de um juiz. Quando você peca, crente, você não está diante de um juiz com uma seta apontada em sua cabeça. Você está diante de um pai. Você está diante de um pai que quer te levantar e fazer você andar novamente. Que mudança de status. Isso não é glorioso?
Quarenta e um anos que eu comecei a virar meus olhos para longe dos confins da terra e passei a olhar apenas para Jesus… E agora eu poderia estar de frente para o final e estou ainda mais grato que eu posso dirigir meus olhos para Jesus.
Quando alguém ainda está tentando se acertar com Deus guardando a Lei, quando as pessoas estão tentando merecer a salvação por alguma forma de obediência pelas coisas que elas fazem, então isso mostra que elas realmente acham que é possível, que elas podem de alguma forma merecer o seu caminho para Deus.
Sua justificação e sua aceitação por Deus não é baseado em seu desempenho. O quão bem você andou ontem. Você diz: “Oh, ontem eu orei o dia inteiro.” Bem, você sabe o que a Bíblia diz? Ela diz que as nossas orações são feitas aceitáveis pelo sangue de Jesus. Paulo começa em Romanos, ele diz, “Primeiramente dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo por causa de todos vocês…” (Rm 1:8a) Você não pode nem sequer agradecer a Deus a não ser através do sangue de Jesus Cristo. E nós somos chamados a oferecer sacrifícios espirituais agradáveis ​​a Deus através de Jesus Cristo. As melhores obras que poderíamos fazer não têm nada a ver com isso. O remorso não tem nada a ver com isso. “Mesmo que minhas lagrimas caiam para sempre, ou mesmo que meu zelo não conheça alívio algum, nada disso poderia expiar os meus pecados. Tu é quem tem que salvar e somente Tu.” [Trecho do hino Rocha das Eras/”Rock of Ages” de Augustus M. Toplady]
Vocês percebem cada vez mais, não é irmãos? Que o problema com este mundo não é econômico não é educacional, não é ambiental, não é político, não é governamental. O problema supremo da raça humana é o pecado. E o problema supremo que eu sempre vou ter que enfrentar é o pecado. Esse é o inimigo número um. É o pecado, em todas as suas formas. É isso que tem enchido nossos tribunais e nossas cadeias. Isso é o que tem enchido os cemitérios em cada cidade e em cada aldeia. Isso é o que fez com que o mundo de hoje seja um lugar de devastação em uma zona de guerra. Todo o crime, toda a dor, todas as lágrimas, todas as mortes, todos os lutos, todos os acidentes, todas as tristezas, e todas as perdas; Todas as tragédias são por causa do pecado. O pecado entrou no mundo e nós estamos sob o reinado do pecado e da morte. Ele está agitando o mundo, fazendo com que o próprio mundo sofra Os céus e a terra que gemem diante do peso do pecado [rf. Rm 8:22]. e o que o mundo precisa não é um filósofo, o mundo não precisa de um professor. O mundo não precisa, necessariamente,de um professor ou um algo do género. O que este mundo precisa é de um salvador. Seu nome será Jesus, porque Ele salvará. Ele deve salvar, tirar todos os pecados do mundo. e até mesmo os pagãos sabem disso, não é?
O maior pecado que alguém pode cometer é não dar valor a Deus e não apreciá-lO. Todos os outros pecados provêm desse. O primeiro mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, alma, mente e força.” Essa é a primeira chamado a toda alma. É isso que tudo na criação chama você a fazer. Essa é a essência do universo é que Deus deve ser adorado, porque Ele é um Deus glorioso. E o que faz com que os cananeus sejam tão maus, é que por quatrocentos anos eles não cairam com o rosto por terra e disseram: “Eu Te amo senhor. Você fez o sol. Você fez a lua. Você fez meus filhos. Você fez este mundo glorioso. Perdoe-me dos meus pecados.”
E você criança, vocês que crescem em um lar cristão. A Palavra está perto de você. O caminho da salvação está perto de você hoje. Portanto, não digas no teu coração que você tem que esperar por uma determinada idade porque você pode crer em Cristo agora! Neste momento e ser salvo. E olhe para Ele agora.
Eu sou aceito na família, pelo sangue de Jesus Cristo. Isso é imutável. Seu amor está em mim. Ele é para mim. Ele esta comigo. E eu sou novo. E eu realmente gosto de fazer justiça. E eu não tenho que viver como eu vivia antigamente. E eu não estou sozinho. E eu tenho autoridade… porque eu sou um filho de Deus.
Ele desceu do Seu trono; e Ele desceu para o meio de pecado e miséria, e lágrimas e Ele tocou as pessoas que nunca tinham sido tocadas; e Ele falou com pessoas com quem nunca se falava; e em Sua hora mais escura, Ele desceu ainda mais como um escravo em uma cruz e morreu sob a ira de Deus. E com uma vida derramada na morte, Ele te puxou para fora do buraco que você tinha cavado. É assim que o Senhor Jesus te amou. “…como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13:1b)
Diga-lhes, ‘Olha, se você acredita genuinamente, sinceramente, realmente, verdadeiramente, amorosamente, inteiramente neste Cordeiro de Deus, você entenderia que Ele pagou sua dívida de pecado. Você entenderia que Ele morreu por você Devemos proclamá-lo em todos os lugares. "


Fonte:
http://hernandesdiaslopes.com.br/
http://palavraprudente.com.br
http://illbehonest.com/portuguese/como-um-homem-pode-ser-justo-diante-de-deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário