sábado, 18 de abril de 2020

O SUPREMO BOM PASTOR - Lição 3 - 19 Abril 2020 - EBD BETEL - Comentários Adicionais




Introdução 
Estudo sobre o salmo 23
Um poema
Autor: Davi

1. O Pastor e suas ações

O salmista desejava expressar vividamente o seu senso dos cuidados de Deus. 

Ele refletiu sobre o passado e concluiu que Deus o guiara como um pastor conduz suas ovelhas impotentes e totalmente dependentes. O autor sagrado levou em conta a lealdade e devoção dos pastores orientais em seus cuidados pelas ovelhas, que o capítulo 10 do evangelho de João exprime de forma tão eloquente. 

Visto que “o Senhor é o meu pastor, por isso mesmo nada me faltará”. Essa era a confiança que tinha o Pastor sagrado. Quando aplicamos esta figura a Jesus, o Cristo, então faremos do Salmo 23 um salmo messiânico, e não apenas um salmo de confiança. omo um salmo de confiança como também como um salmo messiânico.

O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas voluntariamente João 10.17 (Ele não é forçado, Ele faz por amor). 

O pasto era fértil; as terras eram boas; havia abundância de água; o Pastor era poderoso e sábio. Como poderia uma de suas ovelhas sentir falta de alguma coisa? Assim é que a piedade está vinculada à prosperidade, tanto material como física, na mente dos hebreus. 

O pastor, se é um bom pastor, cuida de cada ovelha individualmente. Alguns pastores antigos chegavam a dar nomes pelo menos às principais ovelhas; cuidavam de cada uma delas particularmente.

Agiam em favor de todas, coletivamente, e de cada uma especificamente. “Lá fora” há perigos, isto é, animais predadores. Havia também o problema do suprimento. 
O pastor resolve todos os problemas. 

A profecia sobre o Messias vindouro incorporava a mesma figura (ver Isa. 40.11), e Jesus se identificou com o Bom Pastor (ver João 10.14). E Ele também foi chamado de Grande Pastor (ver Heb. 13.20), bem como de Supremo Pastor (ver I Ped. 5.4)” 

Segurança e suprimento pertencem a todos quantos O conhecem. Naturalmente, o capítulo 10 do evangelho de João inclui a questão da salvação espiritual, que consiste no Suprimento Final. 

Velho Testamento
Abraao, Isaac e Jacó eram pastores
Moisés era Pastor
Davi era Pastor
Deus é chamado no velho testamento de Pastor
Salmo 23 apontam pra Jesus como Pastor que dá vida pelas ovelhas

Sal. 77.20: Guiaste a teu povo como a um rebanho, pela mão de Moisés e Arão

Novo Testamento
Jesus Cristo é o Bom Pastor
Hb 13.20 - O Grande Pastor que vive para as ovelhas
João 10.11 - Jesus, O bom Pastor
1 Pedro 5-4 o Supremo Pastor que voltará para as ovelhas


2. As necessidades da Ovelha

Olhar evangelho de João Cap 10. 1-17
Havia dois tipos de aprisco na Palestina naquela época. No período do inverno havia um grande aprisco. 

E os pastores traziam seus rebanhos para este aprisco. Neste aprisco tinha um porteiro que abria a porta para o pastor levar suas ovelhas pra dentro. Porém, infelizmente havia ladrões que pulavam a noite o aprisco para roubar as ovelhas. 

Ele está contrastando com os ladrões. "O ladrão veio para roubar, matar e destruir". Quando amanhecia, o porteiro que conhecia o Pastor, abria o aprisco para este Pastor e chamava cada uma pelo nome. As ovelhas reconheciam seu nome e o seguiam. E ele conduzia este rebanho para encontrar pasto e água. As ovelhas não seguiam a voz de um estranho.

Mas no período que não era no inverso, os pastores faziam pequenos apriscos. E ele mesmo cuidava e era a própria porta de entrada para as ovelhas. Quando o Pastor tinha mais de um rebanho, ele contratava um funcionário para cuidar deste outro rebanho e ele era chamado de mercenário, que era chamado assim porque recebia um salário para cuidar do que não é seu. Este mercenário não era o dono das ovelhas. 

O mercenário trabalhava apenas para seu sustento. Porém, quando os lobos chegavam, o mercenário não queria correr riscos, ele fugia, deixando as ovelhas expostas aos ataques. 
O ladrão quer roubar, matar e destruir.
O mercenário só se interessa pelo seu susteno.
O Pastor dá a vida pelas ovelhas. 
  • Ovelha é um animal frágil que não tem capacidade de se defender
  • É distraída e tem facilidade de se perder, são animais medrosos, se não sentirem o cheiro, não verem nem ouvir seu pastor, ficam tão assustadas que correm sem rumo e aí pode acontecer de se perderem ao sair do aprisco.
  • Ela não tem um bom faro, e são susceptíveis a comer tudo o que encontram pela frente, não distinguindo a erva daninha da relva boa e saudável, por isso o pastor deve estar sempre prestando atenção a todas elas, pois são muito comum elas também se perderem do grupo por uma distração qualquer.
  • É um animal que não enxerga direito, não tem visão de perigo
  • Elas conhecem o cheiro e a voz do seu pastor

Jesus nos compara a uma ovelha. Jesus está querendo afirmar que somos totalmente dependente dele. Ele faz um contraste do poder do Bom Pastor e a fragilidade da ovelha.


Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Os dois elementos essenciais para as ovelhas são água e pasto, pelo que essas coisas representam neste salmo a provisão completa que os homens bons recebem da parte do Senhor. Portanto, os homens bons não sofrem necessidade.

O Pastor guia Suas ovelhas para o pasto. 
Ali há alimento suficiente e descanso, um elemento igualmente essencial à vida e ao bem-estar. 

O pastor é um líder, pois as ovelhas são lideradas. 
Ver Heb. 2.10, quanto a Jesus como o Pioneiro pelo caminho. Atos 20.28 e I Ped. 5.2.

Nunca terão sede, nem fome, nem a calma nem o sol os afligirão; porque o que deles se compadece os guiará, e os conduzirá aos mananciais das águas.
(Isaías 49.10)

Cf. o Salmo 23 com Luc. 15.3 ss., a parábola de Jesus sobre a ovelha perdida. Ali vemos o interesse do pastor por cada indivíduo. Há ali alegria, quando uma única alma é salva e entra na plenitude do Senhor. Além disso, existe a orientação divina “pelas veredas da justiça" (vs. 3), um dos elementos essenciais para o homem espiritual. 

Na terra arenosa e rochosa, a Palestina, onde o sol quente seca os riachos, dando suas águas apenas parte do ano, a água é a grande consideração, e seu suprimento é a ilustração superior de provisão e refrigério. Portanto, este salmo tem sido chamado de “salmo da provisão”, e as pessoas o citam quando precisam de recursos para a vida e para as questões diárias.

3. Cristo, o Supremo Pastor
João 10.9 Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Jesus é a porta da salvação. Não há outro caminho.
Ele é O caminho. Ele é a porta da liberdade. Não há algemas. Você é verdadeiramente livre. Ele é a porta provisão. Tem suprimentos. Alegria. Descanso. Vida eterna. 

Refrigera-me a alma. "Alma" significa “vitalidade, vida"  Assim sendo, em um sentido real, a parte espiritual do homem também é refrigerada pela ministração do Pastor. 

O empreendimento visa o bem do corpo e da alma. “... revivendo-me quando desmaiavam (ver Sal. 19.8) e temporariamente vencidos pelas tentações. O Bom Pastor cuida não somente das ovelhas saudáveis, mas também e especialmente dos enfermos. Ver Eze. 34.16."... traze de volta a minha alma da destruição, converte minha alma do pecado, para que ela não pereça eternamente” 

"Aqui a lição espiritual é clara: o Senhor provê perdão e paz para aqueles que O seguem".

Jesus protege as ovelhas
Relaciona-se com as ovelhas
Amigo intimo das ovelhas

A ovelha tem suprimento das suas necessidades - E quando Davi fala sobre isso ele volta o seu olhar para Deus, para o Deus infinito, imenso, eterno, imutável, onipotente, onipresente, onisciente, transcendente, soberano, o Deus único, verdadeiro, criador sustentador da vida, Deus da aliança e ele disse este Deus todo-poderoso é o meu pastor, esse é o meu pastor.

Quem é seu Pastor? A quem você confiou no seu coração para ser apascentado? E quem dirige a sua vida e quem supra suas necessidades?  Quem protege você dos dos perigos e quem conduz você pelos caminhos da vida e quem guarda a sua alma dos perigos?

Davi está mostrando para nós que a maior necessidade nossa é sermos surpreendidos e apresentados por este Deus que é o todo-poderoso

O Senhor é o meu pastor. 

É Aquele que cuida de mim, é Aquele que me protege, é Aquele que me alimenta, é Aquele que cuida de mim, é Aquele que me guia, é Aquele que me carrega nos braços, é Aquele que caminha comigo nas horas mais amargas e difíceis da vida. 




Fonte: 
Hernandes Dias Lopes, Champlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário