Introdução
Importante explicar quem era Arão e o Contexto Histórico
Quem foi Arão?
Genealogia - Em Ex 6.20 e 1Cr 6.3 era filho de Anrão e irmão de Moisés e de Miriam, era também pai de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Nascimento - Em Ex. 7.7 era três anos mais velho do que Moisés, certamente que tinha nascido antes do Faraó decidir matar todas as crianças recém-nascidas de sexo masculino.
Encontro com Moisés - Em Ex 4.28 vemos que, quando Moisés voltou ao Egito, contou a Arão toda a sua experiência e como Deus o enviara para libertar o seu povo, Arão acompanhou a Moisés, quando foram ter com o Faraó em Ex. 7.10 quando Arão transformou a sua vara em serpente, também foi Arão que, com a sua vara transformou as águas do Nilo em sangue - Ex. 7.20.
Encontro com Faraó - Em Ex. 12.31 o Faraó mandou chamar a Moisés e Arão para lhes dizer que deixava sair os israelitas, o que mostra que os considerava como representantes do seu povo, muito provável que Moisés era o mais conhecido no Egito, mas em certas descrições da Bíblia, Arão aparece como o personagem principal, pois era ele que falava.
Sacerdócio - Ex 27.21 Arão e seus filhos ficaram encarregados de zelar pelo Lugar Santo, isto significa que Arão foi considerado Sumo-Sacerdote, passando tal cargo a ser hereditário.
Os principais personagens pertenciam a mesma família. Moisés chamou a seu irmão Arão e seus sobrinhos Nadabe e Abiú para cargos hereditários. Será que foram escolhidos pelo seu valor e dedicação? Ou simplesmente por serem familiares de Moisés?
1.2 O pedido do povo e a fraqueza de Arão
Pedido inadequado
* O perigo de fazer a vontade de pessoas fora da direção de Deus: quando Deus colocar algo no seu coração não mude a direção, faça exatamente aquilo que Deus te ordenou, a tendência é sempre aparacer pessoas descomprometidas, preguiçosas e murmuradores para te colocar fora do propósito de Deus por vaidade, soberba! Cuidado! Não dê ouvidos a pedidos inadequados.
A concessão errônea de Arão
Arão cede e tem a brilhante, mirabolante, descabida e inapropriada ideia de fazer um bezerro de ouro.
2. Moisés e as tábuas da lei
3. O Bezerro de ouro no coração humano
3.1. A dificuldade humana de ter uma verdadeira fé.
Existe uma enorme dificuldade do ser humano em ter uma fé genuína em Deus, somos levados pela nossa natureza a crer em Deus, mas se somente se Ele fizer minha vontade, na minha hora e do meu jeito.
3.2. Adorando ao Bezerro.
3.3. O bezerro da aparência.
1. Arão e o Bezerro de Ouro
"Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido, e depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Ex 32.7-9
1.1 O pecado da leitura errada
O Bezerro de Ouro - Na ausência do líder Moisés, o povo pede a Arão para fazer um deus, Arão faz um bezerro de ouro com os pendentes de ouro das mulheres, filhos e filhas do povo de Israel e edifica um altar para que todos o adorassem, institui uma festa e orienta ao povo oferecer holocaustos
O Bezerro de Ouro - Na ausência do líder Moisés, o povo pede a Arão para fazer um deus, Arão faz um bezerro de ouro com os pendentes de ouro das mulheres, filhos e filhas do povo de Israel e edifica um altar para que todos o adorassem, institui uma festa e orienta ao povo oferecer holocaustos
Vejamos aqui 2 perigos iminentes:
* O perigo do imediatismo, incredulidade: precisavam de algo para tocar, mesmo conhecendo a Deus, Seus preceitos e de Seus milagres, clamaram por uma imagem de escultura
* O perigo da impaciência e ansiedade: não aguardaram Moisés retornar, através de um grupo e a falta de liderança e falta de uma posição firme de Arão, pecaram, mesmo que sua decisão seja impopular, que você seja bombardeado de pedras, seja rejeitado, é bem melhor fazer a vontade de Deus
1.2 O pedido do povo e a fraqueza de Arão
Pedido inadequado
* O perigo de fazer a vontade de pessoas fora da direção de Deus: quando Deus colocar algo no seu coração não mude a direção, faça exatamente aquilo que Deus te ordenou, a tendência é sempre aparacer pessoas descomprometidas, preguiçosas e murmuradores para te colocar fora do propósito de Deus por vaidade, soberba! Cuidado! Não dê ouvidos a pedidos inadequados.
A concessão errônea de Arão
Arão cede e tem a brilhante, mirabolante, descabida e inapropriada ideia de fazer um bezerro de ouro.
1.3 O encontro de Moisés com Arão
O Retorno de Moisés - Deus ordena que Moisés volte devido ao pecado do povo e diz a Moisés: "e eis que é povo de dura cerviz"
O Retorno de Moisés - Deus ordena que Moisés volte devido ao pecado do povo e diz a Moisés: "e eis que é povo de dura cerviz"
Cerviz - Significado: A nuca, parte posterior do torax humano
As costas - "Não dobrar a cerviz = não se submeter, não se humilhar, não se curvar diante de alguém ou de alguma coisa"
Ou seja, o povo não se submetia, na ausência do seu líder, buscava outros meios de fazer a própria vontade, totalmente contrário a vontade de Deus, constroem um bezerro de ouro para adoração, prestar festas e oferecer holocaustos.
2. Moisés e as tábuas da lei
Em Êxodo 24, Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os detalhes da Velha Aliança.
Em Êxodo 25-30 ele recebeu instruções a respeito do tabernáculo, sacerdócio e ofertas. Em Êxodo 31:1-11 identificou os artífices.
O capítulo 31 de Êxodo fecha com Deus entregando para Moisés as duas tábuas da lei ao final de quarenta dias.
Em Êxodo 32 Moisés desce do Monte e descobre que Israel já havia quebrado a Aliança.
2.1 A Intercessão de Moisés
E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; Ex. 32.19
Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas da lei divina, previamente avisado por Deus da respeito da rebelião de Israel, ele não estava preparado ainda para ver o absurdo que o povo tinha realizado, sua ira foi intensa, Israel havia quebrado a aliança com Deus, ele jogou as tábuas ao pé do monte e as quebrou e disse: "Vinde a mim todos os que são pelo Senhor".
Todos os filhos de Levi juntaram-se em torno dele. Mandou que rodeassem o acampamento e matassem todos os parentes corrompidos.
Eles cumpriram a ordem de Moisés e naquele dia cerca de três mil homens pereceram à espada.
Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Ex 32.33
Assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Ex 32.35
2.3 Moisés, o mediador
Em Êxodo 25-30 ele recebeu instruções a respeito do tabernáculo, sacerdócio e ofertas. Em Êxodo 31:1-11 identificou os artífices.
O capítulo 31 de Êxodo fecha com Deus entregando para Moisés as duas tábuas da lei ao final de quarenta dias.
Em Êxodo 32 Moisés desce do Monte e descobre que Israel já havia quebrado a Aliança.
2.1 A Intercessão de Moisés
Deus informou Moisés do pecado de Israel e da Sua ira justa sobre isto. As palavras !deixa-me? no versículo 10 é uma forma antropomórfica. Eles mostram Deus como se Ele fosse um homem que não queria voltar a trás em Seu desejo de vingança. Nisto podemos aprender onde o homem estaria se somente a justiça estivesse na mente de Deus.
Esta linguagem antropomórfica também nos dá uma ilustração do poder da oração intercessória. Moisés permaneceu entre Deus e Israel. Seus argumentos trouxeram misericórdia a Israel. Hoje, como sempre, há a necessidade de pessoas que sintam o dever e necessidade de interceder por outros (Romanos 10:1). Vamos clamar por aqueles que merecem a ira, mas necessitam da misericórdia.
A respeito da intercessão, temos em Moisés um exemplo de como ser bem sucedido neste trabalho. Aqui temos a chave para o sucesso de Moisés:
A. Moisés teve grande compaixão pelo povo. Um sentimento profundo é um pré-requisito pra o poder para com Deus na oração (Romanos 10:1). A oração que prevalece é aquela movida por um coração aflito.
B. Moisés não foi egoísta em seus desejos. Deus o testou neste assunto (versículo 10). A verdadeira intercessão não tem outro motivo exceto a glória de Deus e o bem dos outros.
C. Moisés sabia como ?lutar? com Deus em oração. Note os argumentos utilizados por ele diante de Deus:
1. Moisés relembra Deus de Sua própria natureza graciosa (versículo 11). Israel merecia a ira mas Deus não sempre trata o homem com baseado nos seus merecimentos. Vamos usar este argumento quando estivermos orando pela salvação dos pecadores e pelo reavivamento das igrejas.
2. Moisés clama para que Deus venha a agir de maneira a honrar o Seu próprio nome. Se Israel fosse destruído os Egípcios iriam duvidar do amor de Deus para com Sua nação escolhida e do Seu poder de livrá-los. Ao orarmos pelo crescimento do reino de Deus nossa motivação deve ser a glória do seu nome (Mateus 6:9-10).
3. Moisés fez bom uso das promessas que Deus havia feito (versículo 13). O que aconteceria com essas grandes promessas feitas aos patriarcas a respeito de Israel e a terra prometida se a nação fosse destruída? Ser bem sucedido na oração requer conhecimento da palavra de Deus. Há poder em relembrar Deus das Suas próprias promessas.
2.2 Moisés quebra as tábuas da leiE aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; Ex. 32.19
Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas da lei divina, previamente avisado por Deus da respeito da rebelião de Israel, ele não estava preparado ainda para ver o absurdo que o povo tinha realizado, sua ira foi intensa, Israel havia quebrado a aliança com Deus, ele jogou as tábuas ao pé do monte e as quebrou e disse: "Vinde a mim todos os que são pelo Senhor".
Todos os filhos de Levi juntaram-se em torno dele. Mandou que rodeassem o acampamento e matassem todos os parentes corrompidos.
Eles cumpriram a ordem de Moisés e naquele dia cerca de três mil homens pereceram à espada.
Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Ex 32.33
Assim feriu o Senhor o povo, por ter sido feito o bezerro que Arão tinha formado.
Ex 32.35
2.3 Moisés, o mediador
Novamente vemos Moisés interceder pelo povo. Deus é retratado como um homem irado que precisa ser restringido através da súplica do homem. Isto nos mostra qual seria o nosso destino aparte de Cristo.
A oração dos versículos 31-32 nos lembra a aflição espiritual de Paulo (Romanos 9:1-3). Ele sentia que morreria caso Israel fosse destruído. O livro mencionado é o !livro dos viventes?.
Quão eloquentes são as palavras do versículo 32. Isto fala conosco de uma maneira muito elucidativa a respeito da natureza da verdadeira oração
- Muitas vezes o gemido é a melhor oração (Romanos 8:26). Não palavras fantasiosas, mas um profundo desejo, alcança o coração de Deus.
- Algumas vezes o amor e a compaixão são os únicos argumentos que temos. Que desculpa Moisés poderia dar por Israel? O que ele poderia oferecer a Deus como suborno? Israel nada merecia. Sua única alegação era um coração quebrantado e um ardente desejo de ver a misericórdia ser concedida à nação.
3. O Bezerro de ouro no coração humano
3.1. A dificuldade humana de ter uma verdadeira fé.Existe uma enorme dificuldade do ser humano em ter uma fé genuína em Deus, somos levados pela nossa natureza a crer em Deus, mas se somente se Ele fizer minha vontade, na minha hora e do meu jeito.
- O povo de Israel não soube esperar - A desculpa foi a demora de Moisés
- Havia um egos camuflados, falta de consciência e poder sem limites
- Hoje há pessoas que vestem roupa de crente, andam com bíblia de crente, mas seu coração está inundado de incredulidade
3.2. Adorando ao Bezerro.
Bezerro de ouro no hebraico é o ídolo, este incidente da adoração ao bezerro é conhecido em hebraico como O pecado do bezerro.
O bezerro de ouro também é referido em outra passagem bíblica, em I Reis 12.28 quando o reino de Israel é dividido e o rei Jeroboão I, que fica com uma parte do reino sem ser de descendência real, cria dois bezerros para o povo adorar e esquecer do Deus da linhagem Real.
Na linguagem corrente, a expressão "bezerro de ouro" tornou-se sinônimo de um falso ídolo, ou de um falso "deus" por exemplo, simbolicamente, o dinheiro.
- O povo queria um "deus" para controlar e não se submeterem a sua Soberania, não é a tao que Deus os chama de "povo de dura cerviz", a expressão dura cerviz na Bíblia aparece 9 vezes,no Hebraico compõem apenas uma única (qasheh) e significa literalmente “Obstinado” ou “Teimoso”. Pessoas assim sempre pagam um preço alto, por não obedecer e seguir as Leis de Deus, e o povo de Israel pagou um preço alto, todos morrerão no deserto, somente seus filhos, Josué e Calebe possuíram a Terra Prometida. Nm 14:20-24.
3.3. O bezerro da aparência.
Eis o grande problema atual: muitos ouvem tanto o discurso do “Não aceito!” e o discurso do "Deus vai ter que dar, senão ele não é Deus!” que acabam por ficarem confundidos nesta nova versão de Babel que se tornou o cristianismo atual, em especial o midiático que enfatiza o tempo todo que sofrimento algum pode vir de Deus e que ele dará vitória a todos indistintamente nesta terra, independentemente de viverem uma vida injusta e desagradarem a Deus.
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; ” Colossenses 3:1-2
Conclusão
O problema atual é que há milhões de pessoas pensando em Deus como um mero acessório para a sua própria felicidade. Julgam que a vida espiritual é um táxi, no qual se entra e se vai para onde se quiser ir, é necessário renuncia e vida cristã verdadeira.
Fontes Utilizadas
1) Estudos e comentários pessoais de Simone de Melo
2) Fonte: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiaexodo/cap40.html
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