sexta-feira, 24 de julho de 2009

Coração de Servo, Arrependido ou Pedoador?

Paulo, Onésimo e Filemon! Três pessoas que teriam a história de suas vidas inevitavelmente entreleçadas pelo propósito de Deus de restauração.

Filemon era um homem rico, cheio de posses e na cidade de Colossos foi levado a Cristo juntamente com sua família através de Paulo, seu filho tinha se tornado Pastor e em sua casa faziam cultos ao Senhor.

Naquela época era muito comum homens ricos terem escravos e não era diferente com Filemon. Um de seus escravos por nome de Onésimo resolve roubar Filemon e fugir para Roma, onde também tem um encontro com Deus através da vida de Paulo que o levaria a conhecer Cristo.

Há uma grande transformação na vida de Onésimo, ele se torna um servo fiel, arrepende-se de seus pecados e começa a ajudar Paulo na obra missionária, mas tinha algo que Onésimo devido ao erro cometido no passado poderia ainda sofrer as consequências. Um escravo fugitivo quando descoberto, era tatuado com uma letra grande "F" (Fugitivus) na testa e que situação estava Onésimo, ele precisa voltar, pedir perdão e se livrar desta condenação.

Há muitos que querem ser juiz daquele que errou, querendo a todo momento acusar seu pecado, estampá-lo para que todos vejam. Mas Deus tem sempre uma soluçãoe e está pronto a nos pedoar!

Paulo, então, escreve a Filemon, colocando-se como servo, elogiando as atitudes de Filemon e fazendo um pedido mais do que especial, que recebesse Onésimo como se fosse o próprio Paulo, não somente isto, mas assumindo a dívida de Onésimo perante Filemon e quem vai entregar a carta pessoalmente é próprio Onésimo.

Que atitude de um verdadeiro adorador.

1) Paulo que faz aquele pedido com muito humildade, se colocando como servo, pedindo e não ordenando, mesmo tendo autoridade para tal.

2) Onésimo, Arrependido, com sua vida transformada, sabia que precisava voltar onde tinha caído e acertas suas "dívidas"

3) Filemon, que com certeza, a bíblia não relata, mas perdoa Onésimo, porque Paulo escreve que Filemon era obediente e fiel. Filemon 1.21 "Escrevi-te confiando na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo"

Que seja o nosso coração sempre disposto a servir, arrepender-se dos maus caminhos e não tardia em pedir perdão e perdoar o meu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário