domingo, 14 de janeiro de 2018

O SACRIFÍCIO DA EXPIAÇÃO - EBD BETEL



COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Levítico 1.1-17

 “Os sacrifícios abordados neste capítulo são tidos como ofertas ou dádivas a Deus, tiradas dentre os bens do ofertante” (Oxford Annotated Bible, in loc.).

Os animais que podiam ser usados nesses sacrifícios eram:
o touro, o novilho, a novilha, o carneiro, a ovelha, o bode e algumas aves (vs. 14)


Atos dos Sacerdotes
- Apresentação do animal
- Sobreposição das mãos
- Sacrifícios, exceto de aves
- Preparação da oferta, retirada da pele, desmembramento, lavagem
- Coleta e manipulação do sangue
- Animal queimado por completo
- Retirada da carcaça

Estamos tratando aqui de ofertas pelo pecado. Um homem de consciência pesada trazia o animal para ser sacrificado como expiação por seu pecado.

Os animais assim oferecidos não podiam ter defeito nem doença.

Oferecer um animal defeituoso era um insulto a Yahweh. Ver Mal. 1.14. O próprio ofertante trazia o animal a ser sacrificado até o altar de bronze. Êx 27.1.

1. De gado graúdo (vss. 3-9).
2. De gado miúdo (ovelhas e bodes; vss. 10-13).
3. De cereais, também chamados ofertas de manjares (cap. 2).


Vs 3 - ...de sua própria vontade...

Para que o homem seja aceito.

Algumas traduções dizem aqui “voluntariamente”. Ambas as traduções são possíveis, com base no original hebraico. Mas a forma dada por nossa versão portuguesa parece ser a que tem o apoio da grande maioria dos estudiosos. “Os cinco sacrifícios aqui descritos são: holocausto, de manjares, pacíficos (de comunhão), pelo pecado e pela culpa.

Oferta de grãos
As ofertas de cereais são apresentadas após os holocaustos, pois normalmente os acompanhavam (Núm. 14.15; 28.27,28; Lev. 7.12-14). As ofertas pelo pecado e pela culpa aparecem juntas, porquanto havia entre elas certo número de similaridades, sendo prescritas para determinadas situações que requeriam remédio” (F. Duane Lindsey, in loc.).

E porá a mão. A imposição de mãos era obrigatória por parte dos ofertantes, tanto no caso dos holocaustos quanto no das ofertas pacíficas. Cf. Lev. 3.2,8,13 e 8.22 (ofertas pacíficas) com Lev. 4.4,15,24,29,33 e 8.14 (holocaustos). O indivíduo que assim oferecia um sacrifício transferia para este o intuito (ou propósito) que tinha em mente, o que envolvia um ato vicário. O ofertante impunha ambas as mãos entre os chifres do animal, quando este ainda estava vivo; e ninguém podia fazer isso em lugar do ofertante. Ao impor as mãos, pois, ele estava confessando seus pecados e pedindo que prevalecesse o poder da expiação, Desse modo, o ofertante identificava-se com a vítima. O ofertante “morria”, mas dessa maneira vicária. A vítima era aceita em lugar dele e perdia a sua vida em total dedicação à causa do ofertante.


Para que seja aceito. Deus aceitava o sacrifício, e, consequentemente, o seu ofertante, pois, no ato vicário, essas duas coisas eram inseparáveis — o ofertante e o seu sacrifício. Isso possibilitava o acesso (ver sobre isso no Dicionário), sendo esse o tema principal do livro de Levítico. Ver II Cor. 5.21 quanto à aplicação cristã dessa verdade. Em Cristo, o crente recebe a justificação e a santidade positiva, e não somente a cobertura do pecado. Pois em face da obra de Cristo, ocorre a obra do Espírito.

Para a sua expiação. No hebraico, o termo kipper significava, originalmente, esfregar; mas acabou adquirindo o sentido de cobrir, limpar, apagar. A verdadeira cobertura do pecado é obra de Deus (Jer. 18.23; Sal. 78.38), mas isso era simbolizado pelo ato expiatório com o animal. 0 homem é aceito pela vontade de Deus, e assim seus pecados são cobertos, limpos e apagados. Naturalmente, em Cristo, temos a realidade, realidade essa que era representada por aqueles atos simbólicos. O valor expiatório é expresso neste versículo e em Lev. 14.20; 17.24; Miq. 6.6; Jó 1.5 etc. Dentro da teologia dos hebreus, os holocaustos tinham esse valor. Ver também Lev. 3.2,8,12; 4.4,15,24; 6.18.

Depois Imolará. Quem executaria o animal? O ofertante. O ofertante não abatia o sacrifício somente no caso de aves.

0 sangue, considerado a vida do animal, era derramado para que houvesse a morte. Esse sangue era aspergido sobre o altar, diante de Deus. Ver Lev. 17.11; Gên. 9.4; Dt 12.23.0 sangue era o princípio vital do animal, de acordo com um aspecto biológico, mas não a essência que controlava o seu corpo.

O sangue, que é o princípio vital biológico, fazia expiação sobre o altar, por ser isso agradável diante de Deus. A vida era entregue à morte, vicariamente, por causa do pecado do ofertante, mas isso somente anulava os pecados mediante cobertura, ocultando- os dos olhos de Deus. 

“O sangue, sede do mistério da vida, era reputado peculiarmente sagrado diante de Deus. Logo, com base no princípio do sacrifício de vida por vida, o derramamento do sangue era eficaz para obtenção do perdão dos pecados e para a reconciliação do homem com Deus. O ato de lançar o sangue contra o altar simbolizava a participação de Deus na cerimônia de expiação (Êxo. 24.6-8)" (Oxford Annotated Bible, in ioc.). O ofertante sacrificava o animal seccionando sua garganta, no lado norte do altar (vs, 11), enquanto os sacerdotes aparavam o seu sangue. Os sacerdotes serviam de testemunhas e participantes, que aparavam e aspergiam o sangue.

O ofertante também esfolava o animal e o partia em pedaços (vs. 12). Cf. Lev. 8.20 e Êxo. 19.17. O sacerdote recebia o couro por seus serviços (Lev. 7.8), mas o resto tinha de ser totalmente queimado, se fosse holocausto, para que fosse eficaz no perdão de pecados. Alguns estudiosos veem os grandes sofrimentos de Cristo simbolizados no ato de esfolamento e de despedaçamento do animal.

Os filhos de Arão... porão. A preparação para a queima do animal era feita pelos sacerdotes. A lei do vs. 7 foi formulada quando os sacrifícios ainda eram efetuados em muitos lugares diversos, e não somente no tabernáculo, e antes dos dias quando o altar único tinha seu fogo perpétuo (Lev. 6.13). Alguns eruditos pensam que o ato mencionado neste versículo se aplicava somente aos holocaustos, no grande altar de bronze, do tabernáculo, e que posteriormente não se apagava mais o fogo desse altar.

Lenha sobre o fogo. Madeira era o único combustível permitido sobre o altar de bronze, e era mister que fosse lenha provinda da congregação (Nee. 10.34; 13.31), e não lenha que alguém trouxesse de sua casa. Era mister que fosse madeira de primeira qualidade, não defeituosa ou apodrecida. O povo havia trazido tal madeira, como uma de suas muitas dádivas (Nee. 10.34; 13.31); e trazia-se madeira tirada do depósito de madeira, para as oferendas individuais. No caso do templo de Jerusalém, havia um depósito de lenha, no lado nordeste, no átrio das mulheres, em tempos posteriores, com essa finalidade. No caso do tabernáculo, porém, não somos informados sobre onde era guardada a lenha.

Várias porções do animal sacrificado eram postas sobre a lenha, a fim de serem queimadas, incluindo a gordura, sempre tão escolhida para propósitos de oferta. Os sacerdotes tinham de fazer esse trabalho, visto que estava diretamente ligado ao serviço do altar. Alguns eruditos pensam que isso representa a crucificação de Jesus. O vs. 12 deste capítulo mostra que os pedaços do animal eram postos sobre o altar em determinada ordem. Aqui não nos é dada nenhuma informação a esse respeito; mas, quanto a tempos posteriores, os pedaços eram postos mais ou menos na mesma posição que tinham ocupado no anima! vivo. O despedaçamento do animal servia para que a queima fosse mais fácil. Um animal inteiro precisava de muito mais tempo para ser consumido no fogo.





Créditos - Comentários Chaplim

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