segunda-feira, 23 de outubro de 2017

LIÇÃO 5 - É Necessário Nascer de Novo - 29/10/2017 EBD BETEL - Comentários Adicionais

COMENTÁRIOS ADICIONAIS
LIÇÃO 5 - É Necessário Nascer de Novo 
29/10/2017 EBD BETEL
CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK



TEXTO DE REFERÊNCIA - João 3.3-7
O terceiro capitulo do evangelho de João consiste na continuação do tema iniciado no segundo capitulo desse evangelho, onde Jesus aparece como alguém que operou muitos sinais, os quais tiveram a virtude de convencer os seus próprios discípulos sobre a Sua Vinda e que Ele era o Messias, sem falar que obtiveram considerável número de seguidores entre a população de Jerusalém. (Versos 22 e 23). 

Neste ponto João relata um acontecimento que mostra que a fama de Jesus já havia se solidificado em Jerusalém, veja que na calada da noite um homem de mais alta posição dos mestres judeus, convencido da autoridade de Jesus, embora que secretamente, dirige-se a Jesus alicerçado no poder de seus sinais (ver João 2:23), que atestavam sua missão divina e a presença de Deus com ele. 

Existe certo comentário judaico acerca da passagem de Deuteronômio. 18:19: "Se um profeta que começa a profetizar listo é, que ainda não recebera credenciais das escolas judaicas) dá um sinal e um milagre, deve ser ouvido; de outro modo. que não se lhe dê ouvidos." (Strack and Billerback, Kommentar zum N.T. aus Talmud e Midrasch, II, Pág. 480). 

Nicodemos desejava obter mais informação sobre o assunto e, por esse motivo, aproximou-se de Jesus. Nicodemos dirigiu-se a Jesus chamando-o de Rabi, titulo que Jesus evidentemente aceitou, ao dar resposta às perguntas de Nicodemos. Este capitulo introduz o grande tema do novo nascimento. Nicodemos provavelmente sentia que em Jesus havia algo que ele não podia desprezar facilmente, como os outros faziam , mas antes, tratava de algo que devia ser investigado com diligência e cuidado.

NICODEMOS
* Fariseu, membro do Sinédrio o mais alto tribunal eclesiástico e civil de Israel), mantinha elevada posição e um dos líderes dos judeus(João 7:50-52).
* Evidentemente era um homem sincero e foi atraído para Jesus por causa de seus milagres e ensinamentos
* Muitos estudiosos tem identificado esse Nicodemos do N .T . com Nicodemos ben Gorion, irmão de Josefo ben Gorion (Josefo Ben-Gurion: escreveu um livro do século 9 d.c. que narra a história do povo judeu desde Adão até o rei Oto, o Grande - século 9 d.c., supostamente iniciado por Flavio Josefo e concluído por um escriba posterior) , o famoso escritor das guerras e antiguidades dos judeus. A história apresenta essa família como riquíssima, e alguns acreditam que isso se devia ao fato de que eram proprietários de cerca dez por cento da indústria de estanho do império romano. 
* O Sinédrio não enviou Nicodemos para entrevistar Jesus, ele foi por conta própria
* Nicodemos em parte alguma é mencionado na narrativa dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, mas no quarto evangelho, afirma que ele  fariseu e membro do Sinédrio (João 7:50). E embora, neste incidente, ele procurasse informações de Jesus, nas duas outras vezes em que ele é mencionado no evangelho de João (João 7:45-52 e 19:38-40), demonstra considerável coragem moral em suas vinculações com o Senhor Jesus.
* Em Jo 7.50-52 Nicodemos é exposto com o homem corajoso, que protestou contra a condenação de Jesus, sem que ele tivesse tido a oportunidade de fazer-se ouvir. 




PORQUE NICODEMOS PRECISAVA NASCER DE NOVO?

Note que Nicodemos procura Jesus na calada da noite, no secreto, um homem extremamente respeitado, integro e da mais alta posição entre a liderança judaica. Ele havia reconhecido a autoridade de Jesus, sabia que Jesus mesmo sem ter passado pelas escolas judaicas era mestre e era enviado de Deus, porém com toda a sinceridade de seu coração e mesmo com todas as suas credenciais, o que estava dentro de si que o fez procurar Jesus de forma secreta? Profundo conhecer da lei e da palavra de Deus, não entendia o que era nascer de novo, precisava compreender que aquele que fez o trabalho da primeira vez, o faz novamente. 

A de pedra de tropeço para Nicodemos não foi tanto a teoria da necessidade do novo nascimento, e, sim, a sua aparente impraticabilidade. Nicodemos não estava preparado para reorientar os seus pensamentos sobre essas questões, a fim de poder entender o que Jesus queria dizer. Nicodemos sabia muito sobre conceitos legais, ritos e cerimônias, a maneira correta de lavar as mãos, as orações certas em determinadas ocasiões, os dias corretos a serem observados e, provavelmente sentia que a substância da religião revelada jazia nessas coisas. Mas a ideia de que a alma de um homem precisava nascer de novo?!


V3.10 -  Es tu o mestre em Israel, e não compreendes estas cousas? Ou então: *Es tu aquele famoso mestre de Israel, e não compreendes estas cousas?


Jesus destacou a fama de Nicodemos como mestre, famoso por suas exposições das Escrituras, reconhecido com o autoridade das questões religiosas. Não obstante, era justamente aquele ensino extremamente tradicional que o tornava praticamente imune à nova doutrina de Jesus. 


Havia sido apanhado em um circulo vicioso, o que ele sabia fora aprendido mecanicamente,  mas espiritualmente, sua condição começara a estragar- se. Nicodemos não foi reprovado por causa da ausência de conhecimento prévio, e sim por falta de percepção ou compreensão, quando estas verdades lhe foram expostas, é tão verdade isto, que ele busca Jesus sem fazer qualquer alarde, poderia ter naquele momento medo que alguém soubesse ou realmente alguém nascido de Deus temeria assumir sua real condição e não de importar com retalhações e críticas severas ao assumir que Jesus é o filho de Deus e que necessita nascer novamente?
  
1. O novo nascimento e sua essência
Nascer de nοvo
O termo grego pode significar novamente, isto é, nascer novamente, nascer do alto. Ambas são traduções possíveis e tem sido defendidas pelos eruditos. Tais significados como "do alto" quando se refere a questões espaciais, encontram-se no verso 31 deste mesmo capítulo: "Quem vem das alturas certamente está acima de todos" (Ver também João 19:11) Espacialmente falando, pode significar do topo, conforme vemos nas passagens de Mt. 27:51; Mc. 15:38 c Jo 19:23. 

Pode significar também "do principio", conforme Lc. 1:3 e At 26:5. "Novamente", portanto, é tradução definidamente correta (Gl. 4:9). Essencialmente, nesta passagem, podemos dizer que:

1. "novamente" é a ideia principal, Nicodemos compreendeu dessa forma as palavras de Jesus. Ficou preocupado com a ideia de um segundo nascimento, um homem a entrar no ventre materno para nascer de novo. Nicodemos não deveria ter ficado surpreendido com um nascimento que importasse em regeneração espiritual, que tivesse sua origem no céu. 

2. "do alto" podemos dizer que isso corresponderia ao método usual de João ao descrever a obra da regeneração espiritual como nascimento vindo de Deus (Jo 1:13; I Jo 3:9; 4:7). 

Conversão
Há quem entenda que o novo nascimento ou regeneração seja a conversão, mas isso é inadequado. A conversão, por si só não é ainda regeneração, a conversão é parte da regeneração. A conversão consiste em uma meiavolta na vida em que o homem se volta para Deus. 

Nas páginas do N .T., a palavra epistrepho é utilizada para expressar essa ideia e é aplicada tanto para os desviados, que retornam à sua anterior comunhão com Deus, como para os incrédulos, ao se voltarem para Deus. (Lc. 22:32; Apo. 2:5,16; M t. 18:3; At 3:19 e 26:18). A conversão é descrita como um voltar-se das trevas da idolatria, do pecado e do dominio de satanás para a adoração e o serviço ao verdadeiro Deus (At 14:15; 26:18; I Tes. 1:9) e a Jesus Cristo (I Ped. 2:25).

A conversão consiste no exercício do arrependimento e da fé , elementos esses que tanto o Senhor Jesus com o Apóstolo Paulo vinculam com as exigências morais do evangelho. (Mc. 1:15 e At 2 0 :21). O arrependimento é uma mudança de mente e de coração para com Deus; a fé significa a confiança na Palavra de Deus e em Jesus. A conversão é o início do processo do novo nascimento.

Regeneração
Da mesma forma, a regeneração também é comparada ao novo nascimento, mas a regeneração é contínua, em certo sentido, ninguém é completamente regenerado por ocasião da conversão, essa regeneração contínua pode ser vista como equivalente à santificação. 

O próprio termo regeneração, encontra-se apenas por duas vezes em todo 0 N.T. (M at. 19:28 c T ito 3:5). Na referência do evangelho de Mateus tem um sentido escatológico, referindo-se à restauração de todas as coisas. Certamente, a renovação do indivíduo faz parte da restauração universal. Na referência da epístola a Tito  tem um sentido individual e fala da renovação de cada pessoa, bem como da transformação da personalidade humana.

O agente dessa transformação, segundo é ali declarado, é o Espirito Santo. Noutros trechos bíblicos, a ideia da regeneração é expressa por palavras que significam «gerar» ou dar nascimento a, como se vê em João 1:13; 3:3-8; 1 João 2:29; 3:9; 4:7; 5:1,4,18 e 1 Pd. 3:23. Nesta última referencia é empregado um termo que significa «gerar novamente·.  E a expressão ·novo homem·, que tem exatamente o mesmo sentido, aparece em Ef. 2:15 e 4:24. A passagem de Ef. 2:5 fala em dar vida. 


Assim sendo, os homens podem "nascer de novo" agora como convertidos e santificados, mas isso é meramente o começo da grande experiência do novo nascimento. A santificação contínua faz parte integral do novo nascimento. A ressurreição também faz parte integral do mesmo. E, finalmente, a glorificação total também é parte integral do novo nascimento. Da mesma maneira que temos nascimento na família humana, mediante o nascimento natural, assim também, por meio do nascimento sobrenatural, nascemos na família celestial (ver Heb. 2:10,11).

PORQUE PRECISAMOS DO NOVO NASCIMENTO?


  • Sem o novo nascimento, nós estamos mortos em delitos e pecados (Efésios 2:1-2).
  • Sem o novo nascimento, nós somos, por natureza, filhos da ira (Efésios 2:3).
  • Sem o novo nascimento, nós amamos as trevas e odiamos a luz (João 3:19-20).
  • Sem o novo nascimento, nossos corações são duros como pedra (Ezequiel 36:26, Efésios 4:18).
  • Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de nos submeter a Deus ou de agradar a Deus (Romanos 8:7-8).
  • Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de aceitar o evangelho (Efésios 4:18; 1 Coríntios 2:14).
  • Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de vir a Cristo ou recebê-lo como Senhor (João 6:44, 65; 1 Coríntios 12:3).

2. Os meios do novo nascimento

Os meios por Deus empregados para efetivar o novo nascimento são o Espirito Santo (Jo 3:3,5,6 .8) e a Palavra de Deus (I Pd. 1:23). O novo nascimento gera um a fé especial e um a nova espiritualidade levando os convertidos a uma muito mais profunda consciência da presença de Cristo. 

PALAVRA - o novo nascimento é produzido pela Palavra. Isso é o que Jesus quis dizer com nascer da água (Jo 3.5). A água que nos purifica não é a água do batismo, mas a água da Palavra (Ef 5.26). A fé vem pelo ouvir a Palavra (Rm 10.17). Somos gerados pela divina semente da Palavra (1Pe 1.23). Quando ouvimos a Palavra, a divina semente germina dentro de nós, produzindo uma nova vida.
ESPÍRITO SANTO - o novo nascimento é produzido pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o agente do novo nascimento (Tt 3.5). Ele implanta em nós o princípio da nova vida e então, somos gerados de novo. Essa ação do Espírito Santo é invisível, porém perceptível. É como o vento que você não sabe donde vem nem para aonde vai, mas percebe seus efeitos (Jo 3.8). O Espírito é livre e soberano nessa ação salvadora. Ele é como o vento. Ele sopra aonde quer. A salvação é uma obra exclusiva e soberana de Deus. Ninguém pode determinar onde o vento do Espírito vai soprar e ninguém pode deter o vento quando ele sopra.


JESUS, O DOM DA VIDA ETERNA - o novo nascimento é produzido do sacrifício vicário de Cristo. Assim  como Moisés levantou a serpente no deserto, Jesus foi  levantado na cruz. Assim como os israelitas foram curados da mordedura das serpentes abrasadoras quando olharam para a serpente de bronze, assim também aqueles que, inoculados pelo veneno mortal da Antiga Serpente, Satanás, olham com fé para Jesus são perdoados de seus pecados e recebem o dom da vida eterna (Jo 3.14-16). 

RELACIONAMENTO COM DEUS - Não existe vida, sem relacionamento com Deus. No novo nascimento existe uma nova perspectiva à medida que vemos "Reino de Deus".

3. Os resultados do novo nascimento

DINÂMICA DA PIPOCA – NOVO NASCIMENTO 
Material: Vários grãos de milhos de pipocas, um para cada aluno. Um saco comum de pipoca já estouradas, um para cada aluno (final da aula). 
Objetivo: Deixar claro o que significa nascer de novo. 
LIÇÃO:  Eu tenho alguns grãos de milho aqui. (Dê um para cada aluno). Notem como eles são duros. Vocês não poderiam comê-los. Não existe nada de atrativo neles. Mas se nós os colocarmos no fogo, logo eles começaram a estourar. O calor do fogo quebra a casaca dura, fazendo o interior sair para fora, e você tem deliciosas, macias e brancas pipocas, como essas que eu tenho aqui. (Dê só uma pipoca para cada adulto). Olhem atentamente. O coração agora esta exposto. Somente Deus poderia ter criado uma coisa desta. Agora olhem (atentamente) novamente para este grão de milho cru. Alguém que não tem o Senhor Jesus como Senhor do seu coração, esta como esse grão duro. 


  • Não tem paz em seu coração e não tem certeza de para onde vai depois desta vida. 
  • Na verdade, não é feliz, não gosta de pensar em Deus.
  • Seu coração está com uma casca dura, e a única coisa que pode quebrar esta casca é o calor da Palavra de Deus. 

Você pede ao Senhor Jesus, que morreu na cruz por você e pelos seus pecados, para entrar em seu coração e salvá-lo. Seu coração então vai se tornando limpo e branco, sua vida é transformada. A Bíblia chama essa experiência de "Novo Nascimento". João 3.3,7 Quando recebe Jesus como seu Salvador, você nasce na família de Deus e se torna seu filho. 
Parece brincadeira de criança, mas a dinâmica é importante para ilustrar de forma muito simples a transformação na vida do homem.
ESTUDO BÍBLICO

Bíblia Sagrada + Comentários de Chaplim N.T.

http://hernandesdiaslopes.com.br/portal/o-novo-nascimento-condicao-indispensavel-para-entrar-no-ceu/

http://voltemosaoevangelho.com/blog/2013/12/por-que-precisamos-nascer-de-novo-john-piper-24/




3 comentários:

  1. Paz irmã Simone vim direto do CLUBE DA TEOLOGIA e passei por aqui para deixar um abraço e ver como está o teu trabalho.
    Achei muito bom, gostei, tem bastante material pra estudo.
    Depois eu volto, abraços.

    Pr Marcos André
    CLUBE DA TEOLOGIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Irmão Marcos. Muito obrigada pela sua atenção, o senhor é um dom de Deus para nossa geração e um grande incentivador para blogs como o nosso. Deus o abençoe ricamente! Saiba que seu blog já nos ajudou muito.

      Excluir