sábado, 28 de outubro de 2017

EBD BETEL - CONTEÚDO Lição 6 - A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus - 05/11/2017

EBD BETEL - CONTEÚDO Lição 6
A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus - 05/11/2017



TEXTO ÁUREO
"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" Lc 19.10

VERDADE APLICADA
A salvação é um presente oferecido por Deus à humanidade. Um benefício que não depende de nenhuma obra humana.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Explicar como e onde a salvação foi elaborada, o que ela é e porque necessitamos dela;
Mostrar três importantes aspectos da salvação na vida humana;
Apresentar como essa tão grande salvação produziu benefícios para as nossas vidas

GLOSSÁRIO
Despojar-se: Abandonar, largar;
Imprescindível: Essencial, indispensável, necessário;
Presciência: Conhecimento que Deus tem de tudo sobre a humanidade e do que acontecerá no futuro

TEXTO DE REFERÊNCIA
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Romanos 3:19,20


Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Efésios 2:8-10


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que os novos convertidos sejam firmes e não voltam atrás em suas decisões.

INTRODUÇÃO
A salvação é uma ação de Deus. Ele nos concedeu como favor; jamais poderemos recompensá-Lo ou pagar-lhe. A salvação é um pequeno dom, um favor não merecido, impossível de ser produzido pelo ser humano; um benefício legítimo de Deus.



1. A necessidade de salvação

Em termos práticos, todo ser humano já nasce sob o domínio do pecado, destituído da glória de Deus, e, por esse motivo, necessita de salvação (Rm 5.12). A salvação é o retorno a Deus e a Seus princípios; é o rompimento com uma vida errante e digna de condenação.

1.1. A salvação foi elaborada desde a eternidade

O plano da salvação, por ser divino, é perfeito. Ele foi elaborado desde antes da fundação dos tempos, isso significa que, mesmo Adão tendo desobedecido a Deus e colocado toda a humanidade em desgraça (Rm 5.12), Deus nunca perdeu o controle, pois a salvação foi elaborada antes mesmo que Adão pensasse em existir (2Tm 1.9). O Senhor Deus, por sua presciência (1Pe 1.2), já sabia que o ser humano iria pecar! Assim, ainda antes do pecado, o plano divino de salvação foi elaborado (1Pe 1.20). O Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, já estava escolhido, aguardando o momento da manifestação, na “plenitude dos tempos” (Gl 4.4). 

1.2. A salvação é o resgate do perdido.
Por que necessitamos tão urgente da salvação? Porque a Bíblia nos ensina que o homem sem Deus está perdido, e, por esse motivo, precisa ser resgatado (Mc 10.45; Lc 19.10). Não há um ser humano que possa resgatar outro. Os recursos humanos, tais quais boas obras, dinheiro, boas intenções, são insuficientes para a salvação (Sl 49.7-8). Mas Cristo Jesus “se deu a si mesmo por nós, para nos remir” (Tt 2.14). A palavra remir indica resgatar, livrar (usada no sentido de comprar). Fomos comprados e libertados da escravidão do pecado (1Co 6.20; 7.23; Cl 1.14). Antes éramos “escravos do pecado”, agora devemos viver como “servos de Cristo” (Rm 6.18, 22).

1.3. A salvação é a união entre o homem e Deus.

A Bíblia nos ensina que o pecado nos separa definitivamente de Deus, e, sendo nascidos de semente corruptível, a única coisa que merecemos receber é a morte (Is 59.2; Rm 5.10). A vida eterna é uma dádiva que o Senhor gratuitamente nos tem oferecido para expressar Seu grande amor. Ela se apoia única e exclusivamente na morte expiatória de Cristo, e a única condição para recebê-la é que nós estejamos em Cristo Jesus, nosso Senhor, isto é, unidos pessoalmente a Ele pela fé (Ef 2.13-16). Jesus comparou essas vidas opostas a duas portas: a larga, que conduz ao caminho da perdição, e a estreita, que conduz à vida (Mt 7.13).

2. Os processos que envolvem a salvação

A salvação em si é um conjunto, no qual alguns fatores passam a agir na vida do cristão, conduzindo-o cada vez mais a uma profunda intimidade com Deus. Destacaremos aqui os principais pilares dessa consolidação: a regeneração, a justificação e a adoção.


2.1. A Regeneração

A regeneração é uma ressurreição espiritual. É uma mudança instantânea operada de maneira secreta por Deus em cada um de nós, e só se conhece em seus resultados (Ef 2.10). Strong, em seu comentário, afirma: “Enquanto a conversão é a volta da alma para Deus, a regeneração é Deus voltando a alma para Ele mesmo” (Strong, 2003, p. 518), isto é, o restabelecimento da comunhão entre o homem e Deus que se perdeu com o pecado. Escrevendo aos efésios Paulo afirmou que a santificação implica em despojar-se da maneira passada de viver, e vestir-se da nova, que é criada pela justiça e santidade oferecida por Deus (Ef 4.21-24). Essa vida nova não resulta de esforços humanos para reformar a alma, mas, sim, de uma obra criadora de Deus em nós (Cl 3.9-10).



2.2. A justificação

Entendemos por justificação o ato pelo qual Deus perdoa os nossos pecados e nos considera justos diante dEle. A palavra “justificar” é uma expressão judicial que significa “pronunciar inocente, tornar justo”. O emprego dessa palavra no Novo Testamento estende-se para além de perdoar o pecador e remover a condenação; significa, também, colocar o culpado na situação de homem justo. O Teólogo Myer Pearlman definiu assim a justificação: “O governador de um Estado pode perdoar um criminoso, mas não pode restaurá-lo à posição de quem nunca violou a lei. Deus, no entanto, pode fazer ambas as coisas. Ele apaga os pecados então cometidos e depois age para com a pessoa como se nunca na vida tivesse praticado um erro!” (Rm 3.23-24; 5.12-18).



2.3. A adoção

A adoção é o processo pelo qual uma criança é aceita em uma família, quando por natureza não tinha direito algum de pertencer àquela família (Jo 1.12). Enquanto a regeneração trata de uma ressurreição, onde se passa da condição de morto para vivo diante de Deus; e a justificação faz com que esse vivo possa apresentar-se diante de Deus sem culpa, a adoção dá ao renascido o privilégio de fazer parte da família de Deus, o torna filho (Rm 8.15; Gl 4.5; Ef 1.5). A reconciliação efetuada por Jesus Cristo faz com que o homem deixe a condição de inimigo de Deus, seja adotado por Ele e se torne diretamente um filho.



3. Vivendo como salvos

A Bíblia relata que Jesus Cristo, em Sua oração sacerdotal, declarou acerca de Seus discípulos: “Não são do mundo” (Jo 17.14, 16). Eis um grande desafio: antes da salvação, estávamos no mundo. Após a experiência da regeneração, continuamos no mundo. Como vivermos neste mundo, sendo salvos?



3.1. Seguros na obra de Jesus Cristo

É fundamental que estejamos seguros quanto à perfeita obra redentora de Jesus Cristo. Por isso, o aos Hebreus registrou: “...pode também salvar perfeitamente...” (Hb 7.25a); “...seu próprio sangue...havendo efetuado eterna redenção” (Hb 9.12a); “...oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados...” (Hb 9.28a). Dignas de destaque as características da obra de Jesus Cristo: perfeita, eterna e única! escritor Aleluia!



3.2. Firmados na Palavra de Deus

Em um tempo repleto de instabilidades e temores, os discípulos de Jesus Cristo encontram segurança na imutável e eterna Palavra de Deus. O apóstolo Paulo exortou a Timóteo que permanecesse na Palavra de Deus (2Tm 3.14-17). É tão relevante para nossa segurança a relação com a Palavra de Deus que a primeira investida do maligno semeou dúvida quanto ao que Deus disse (Gn 3.1). Até o inimigo sabe da importância da Palavra de Deus para nossa segurança. Nas Sagradas Escrituras encontramos as firmes promessas de Deus: vida eterna, nunca hão de perecer, aquele que começou vai aperfeiçoar (Jo 3.16; 10.28-29; Fp 1.6), e tantas outras.



3.3. Revestidos da armadura de Deus

Evidentemente que poderíamos destacar muito mais sobre a nossa vida de salvos. Contudo, o espaço não permite. Porém, cada um de nós pode prosseguir na presente reflexão. Assim, concluímos esta lição enfatizando que é imprescindível, enquanto vivermos neste mundo, que estejamos revestidos da armadura de Deus, considerando que “dias maus” fazem parte da nossa existência debaixo do sol (Ef 6.10-18).



Conclusão

Acredito que podemos declarar: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” (Hb 2.3) Adoremos a Deus por tão preciosa dádiva e, no poder do Espírito Santo, anunciemos, até os confins da terra, a bendita e gloriosa mensagem de salvação em Cristo Jesu, até que Ele venha!

QUESTIONÁRIO
1. Quando a salvação foi elaborada?

2. Do que fomos comprados e libertados?
3. Antes éramos “escravos do pecado”, como devemos viver agora?

4. É fundamental que estejamos seguros de quê?

5. O que o apóstolo Paulo exortou a Timóteo?



CLIQUE AQUI, CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário