sábado, 27 de fevereiro de 2010

A insensibilidade da dor alheia.




Mateus 14:14 - E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.



Somente alguém possuído de íntima compaixão pelo próximo pode verdadeiramente sentir a dor do outro. Porque Jesus amava e ama tanto as pessoas ao ponto de sentir e entender suas dores, aflições, enfermidades e angústias? É claro, Ele é o próprio Deus, mas analisando pelo lado humano quando esteve como homem no meio de nós, percebemos Seu amor incondicional, Sua ajuda constante sem cessar.



Hoje, o que vemos, infelizmente, são grupos de pessoas que se tornaram incensíveis a dor do outro e cabe dizer que são pessoas conhecedoras do evangelho, muitos tornaram-se amantes de si mesmo e outros nem tanto, mas são egoístas. Numa cidade como São Paulo, onde todos correm a todo tempo em busca dos seus ideiais, onde estão aqueles que um dia tinham sede de pregar o evangelho na sua simplicidade, visitar os enfermos nos hospitais, ajudar os necessitados? Ainda existem pessoas assim? Existem, mas são minoria.



Ás vezes eu penso que somente aquele que já teve a dor da perda, ou uma enfermidade, ou já passou por grande necessidade sente no íntimo compaixão pela sofrimento do próximo. Paulo bem sabia o que era isso, ele escreveu para os Filipenses: Filipenses 4:12 - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Não foi à toa que ele escreveu cartas àquelas igrejas, na sua maioria estava preso, mas havia uma enorme preocupação com os que ele tanto amava. O amor faz toda a diferença.



Eu só posso oferecer aquilo que tenho, se meu coração transborda de amor, é isso que vou oferecer, se meu coração está cheio de egoísmo, é isso que também vou oferecer. Não adianta viver um evangelho somente de aparências, se eu menciono, prego, falo que me preocupo, mas minhas atitudes são diferentes daquilo que pronuncio, o que digo perde o valor. Também não adianta fazer somente para dar satisfação as pessoas, precisa primeiro haver uma mudança interior, um recomeço no primeiro amor, arrancar as raízes de armargura e pelo tentar amar como Jesus amou e nos ama até hoje.



Jesus não olha para o homem, como o homem olha para o homem. Ele é eternamente misericordioso, Ele corrige sim, mas com amor, Ele é justo e fiel. O homem, no primeiro erro que você comete com ele, é condicional, difícil de perdoar e se diz que perdoa, na sua maioria não dá uma segunda chance. Ainda bem que Jesus é diferente. Porque o homem deixa você morrer sozinho, desiste de você. E isto vai totalmente contra aos princípios dos ensinamentos de Cristo.



Não importa quem seja, o outro que sofre, se desespera, fica enfermo, precisa de você, das suas orações, do seu amor e da sua compaixão. Você pode mudar este quadro, há muitos precisando neste momento de sua ajuda. Procure esta pessoa e ofereça o que tem de mais precioso dentro de você.

2 comentários:

  1. Seu texto está no Genizah

    http://www.genizahvirtual.com/2010/03/idolatria-evangelica.html

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super feliz!! Deus abençoe vocês grandemente! Que o texto "Idolatria Evangélica" sirva de inspiração para muitos entenderem o verdadeiro próposito de servir a Deus.

    ResponderExcluir